terça-feira, 23 de julho de 2013

Emergência Pediátrica: Acordo entre hospitais transfere serviço para Hospital Regional Norte


Após acordo firmado entre a Santa Casa de Sobral, Hospital Regional Norte (HRN) e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Sobral, o serviço de Emergência Pediátrica da Santa Casa de Sobral foi transferido para o HRN. De acordo com a administração da Santa Casa, há várias razões para justificar tal fato. Primeiro, porque a Emergência Pediátrica do HRN é uma estrutura totalmente nova, já concebida dentro dos novos padrões de exigência da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde para atendimentos de emergência, contemplando, inclusive, os fluxos da Classificação de Risco com humanização.

Outro fato é que não há como manter escalas fechadas de pediatras 24h em duas emergências em Sobral. “O número de profissionais é, infelizmente, insuficiente, não somente para fechar as escalas da Emergência Pediátrica, mas também para as escalas das UTI’s Neonatal e UTI’s Pediátrica”, informa a administração da Santa Casa, que reconhece a necessidade de reformar, ampliar e humanizar a estrutura da sua Emergência Adulto o mais urgentemente possível.

De acordo ainda com a administração, as UTIs Pediátrica e Neonatal da Santa Casa (inauguradas recentemente) continuam funcionando normalmente no Hospital, além da Enfermaria Pediátrica. “O Hospital Regional Norte já abriu mais uma UTI Pediátrica e ainda possui plantão de Enfermaria Pediátrica. Então, são muitos plantões criados recentemente nessa área”, lembra o diretor da Santa Casa, Pe. Edmilson Eugênio. 

Com relação à transferência de pacientes pediátricos entre os dois hospitais, a administração informa que o fato ocorre quando há casos em que o Hospital Regional recebe, por exemplo, pacientes com trauma craniano. Como o HRN não dispõe de serviço de Neurocirurgia, o paciente é encaminhado para a Santa Casa através de regulação. “Com a implantação do novo hospital, é natural que haja acomodação de serviços e a migração de profissionais”, disse o diretor, lembrando à população que, se precisar de atendimento de Emergência Pediátrica, precisa buscar, agora, o Hospital Regional Norte

Por Ricardo Martins
Assessor de Comunicação da Santa Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá