terça-feira, 23 de julho de 2013

Ao menos 89 morrem e 600 ficam feridos após tremores na China

Casa fica destruída após terremoto de magnitude 6,6 atingir o noroeste da china; ao menos 89 pessoas morreram



Dois terremotos registrados nesta segunda-feira na província de Gansu, no noroeste da China, deixaram ao menos 89 pessoas mortas. Outras 600 pessoas ficaram feridas, de acordo com o serviço de monitoramento de terremotos do governo chinês. Dezenas de milhares de casas foram destruídas.

O órgão informou que o primeiro abalo, de magnitude 6,6, foi registrado por volta das 7h45 locais (20h45 de domingo em Brasília), com epicentro a 40 km da cidade de Zhang, a 1.200 km de Pequim. Em seguida, houve uma sequência de réplicas, sendo que a maior delas teve magnitude 5,6.

A região mais afetada foi a cidade de Dingxi, que fica em uma área montanhosa e desértica. O prefeito da cidade, Tang Xiaoming, disse à agência Xinhua que os maiores danos foram registrados nos condados de Zhang e Min, onde aproximadamente 1.200 casas foram destruídas e a energia elétrica e os telefones, cortados.

Cerca de 120 membros de uma equipe de resgate seguem para a região do epicentro, que está isolada devido à deslizamentos de terra que bloqueiam os acessos. A Cruz Vermelha chinesa também enviou centenas de tendas e acessórios para as famílias afetadas.

A província de Gansu, local do epicentro do terremoto, tem algo em torno de 26 milhões de habitantes, sendo que a cidade de Dingxi tem 2,6 milhões de habitantes. O abalo ainda foi sentido em outras cidades, como Lanzhou e Xian.

O oeste da China é uma região com intensa atividade sísmica. Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,9 na província ocidental de Qinghai (planalto tibetano) causou a morte de quase 2.700 pessoas.

O pior terremoto a atingir o país nos últimos anos foi em 2008 na província de Sichuan, no sudeste chinês, que deixou mais de 90 mil mortos.

Fonte: Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá