Deputado Marcos Sobreira (PDT) - Foto: Junior Pio
Estratégias para financiamento do Hospital Regional de Iguatu marcaram debate promovido na última terça-feira (09/05), pela Comissão de Previdência Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O deputado Marcos Sobreira (PDT), um dos representantes da região na Casa, trouxe ao plenário encaminhamentos deliberados no encontro, durante o primeiro expediente da sessão desta quarta-feira (10/05).
Uma das deliberações da audiência pública, conforme o parlamentar, é a visita a ser realizada ao hospital, em 26 de maio, pela Secretária Estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho, e pelo corpo técnico da pasta. Conforme Marcos Sobreira, essa visita técnica, somada à auditoria que está sendo realizada no hospital pelo Governo do Estado, marcam os passos iniciais para a solução dos problemas envolvendo financiamento do equipamento.
O parlamentar ressaltou que um dos sentimentos que “pairou” durante a audiência pública, foi o desejo pela estadualização do hospital. Com a estrutura que já existe e a coordenação do Estado, o Hospital Regional de Iguatu “teria condições de funcionar em sua plenitude, talvez até dispensando a construção de um novo equipamento”.
“É claro que o Estado não abarcaria as despesas sozinho. Assim como hoje o financiamento é pactuado entre os dez municípios da região, mais Estado e Governo Federal, essa divisão seria mantida, mas sob coordenação do Estado. Mas essa é apenas uma das possibilidades a ser analisada”, ressaltou.
O compromisso do governador Elmano de Freitas de construir uma nova unidade hospitalar, também foi lembrado pelo deputado, mas, conforme observou, o equipamento existente tem condições de atender a demanda, desde que seja reforçado o amparo estadual.
Marcos Sobreira informou que, além da secretaria, o encontro deve reunir prefeitos e secretários e de saúde dos dez municípios que compõem a região centro-sul e que participam do financiamento do hospital, além de órgãos, tais como, a Ordem dos Advogados do Brasil Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Conselho Regional dos Secretários Estaduais, União dos Vereadores do Estado, e outros.
*ALECE
Edição: Adriana Thomasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário