quinta-feira, 11 de maio de 2023

Bruno Pedrosa celebra acordo de criação do Corredor de Hidrogênio Verde

Deputado Bruno Pedrosa (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Bruno Pedrosa (PDT) celebrou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quinta-feira (11/05), a assinatura de acordos para a criação do Corredor de Hidrogênio Verde entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã e da Parceria de Portos Verdes entre o Ceará e os Países Baixos.

A assinatura, conforme explicou o parlamentar, a possibilita a criação de um corredor ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, entre o Complexo do Pecém e o Porto de Roterdã. A iniciativa contempla a produção no Pecém e recebimento e distribuição no Porto de Roterdã, para atender à demanda nos Países Baixos e outros países da Europa.

Presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Ceará, Bruno Pedrosa ressaltou ainda o investimento de R$ 56 bilhões para novas linhas de transmissão no Nordeste anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante encontro do Consórcio Nordeste. “O hidrogênio já é produzido em grande escala em outros lugares do mundo e, para isso, é preciso muita energia, acabando por torná-lo não verde. Por exemplo, Jaguaruana receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões para o seu parque solar, pois terá linha de transmissão com possibilidade de receber essa energia produzida em painéis solares e injetá-la na rede”, exemplificou.

O deputado comemorou ainda o fato de o Estado já possuir 24 memorandos assinados com empresas do mundo todo voltados para o Hub do Hidrogênio Verde. “Para se ter ideia, o Ceará incrementaria as exportações brasileiras em 10%. Isso envolve um grande trabalho da Semace, que vem dando celeridade aos projetos e garantindo sua sustentabilidade, tudo em prol da geração de energia renovável suficiente para a produção do hidrogênio verde. Somente em Jaguaruana, serão 887 hectares de placas solares, gerando 1.500 empregos na fase de construção” disse. Ainda segundo o deputado, foram assinados convênios com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) buscando um ambiente de inovação dentro do nosso Estado, para que, quando o hidrogênio se torne realidade, tenhamos mão de obra capacitada”, enalteceu.

O parlamentar se disse otimista para os novos passos e já enxerga o hidrogênio verde no Ceará como uma realidade. “Temos o que o mundo mais almeja para combater o aquecimento global: terra semiárida, sol escandante e vento. E isso pode tornar nosso Estado uma potência. Parabéns ao primeiro-ministro dos Países Baixos, ao governador e nós, como povo cearense”, elogiou.

Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) comentou sobre o grande potencial do Ceará para a produção de energia renovável. “Além dos 563km de litoral, as três mil horas de sol ao ano, ainda temos 90% do nosso território encravado no semiárido. Toda situação que antes era considerada adversa hoje pode justamente ser fonte alternativa de geração de energia limpa para a produção do hidrogênio verde. O governador já afirmou que o Ceará é autossuficiente na produção de energia. Imagine se conseguirmos deixar a matriz hidroelétrica de Paulo Afonso para essas novas fontes”, vislumbrou.

*ALECE
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário