sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Selic cai, mas juros do rotativo do cartão não acompanham queda

Resultado de imagem para Selic cai, mas juros do rotativo do cartão não acompanham queda
(Divulgação)

Apesar de o Banco Central ter reduzido a taxa básica de juros da economia brasileira para o menor patamar da história, quem cai no rotativo do cartão de crédito não sente essa queda, muito pelo contrário.

Quando o Banco Central diminui a taxa básica de juros, a Selic, é para fazer todo mundo gastar mais, comprar mais. É para movimentar a economia.

A Selic é uma taxa que serve de referência para operações entre bancos e para o governo captar dinheiro de investidores. O que todo mundo paga de juros no dia a dia não é essa taxa, é muito mais. Só que, quando a Selic cai, os juros pagos deveriam cair também.

Em agosto de 2018, a taxa Selic estava em 6,5% ao ano e os juros do cartão de crédito, em 274%. De lá para cá, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros para o menor nível da história: 5,5%. Mas, enquanto isso, os juros do crédito rotativo do cartão subiram para mais de 300% ao ano.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, explica que a taxa do cartão está maior, principalmente, por causa da inadimplência.

“A inadimplência é uma parte do custo que os bancos embutem na hora de calcular a taxa que vai emprestar para o consumidor. E também temos um problema de concentração bancária: a pouca concorrência dentro do mercado de crédito do Brasil”, explicou.

A inadimplência de julho diminuiu um pouco em relação a junho, mas aumentou em comparação com julho de 2018: 63 milhões de brasileiros estão com contas em atraso. Quase 30% dessas dívidas são com bancos e cartões. É o maior percentual em quase dois anos.

O economista e sócio fundador da Mauá Capital Luiz Fernando Figueiredo, que já foi diretor do Banco Central, afirma que os juros de outras modalidades estão mais baixos. O problema é o cartão de crédito.

“Embora o nome seja cartão de crédito, ele, na verdade, é um meio de pagamento, não é uma forma de tomar crédito. É que ele tem embutida a possibilidade de tomar crédito. Agora, qualquer modalidade é melhor, não tem uma modalidade que seja pior que o cartão de crédito”, avaliou.

"Por exemplo, às vezes eu deixo R$ 100 para trás, R$ 200. Cartão de crédito é assim, se não souber usar...”, contou a empregada doméstica Valnice Souza.


A Federação Brasileira de Bancos afirmou que a Selic não é único componente das taxas de juros finais, que dependem também de fatores como impostos e outros custos, e que, ainda assim, a queda tem sido repassada, parcial ou integralmente, a várias modalidades de créditos.

*JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá