domingo, 29 de setembro de 2019

Moisés Braz participa da abertura do Ceará Organic Food Festival


O deputado estadual Moisés Braz participou na manhã desta quarta, 25/09, da abertura oficial do Ceará Organic Food Festival, em Fortaleza. O festival integra chefs, restaurantes, agricultores familiares, universidades, indústrias e artesãos, e se propõe a incentivar a agricultura familiar, resgatar hábitos naturais de alimentação e apresentar novos estilos de vida que valorizam a terra.



Moisés compôs a mesa com a embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar, a 1ª dama do Estado, Onélia Leite, os secretários da SDA, De Assis Diniz, da SPS, Socorro França, e da Sema, Artur Bruno, o presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, a presidente da Cooperbio, Antônia Alves (Dita) e o cônsul da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro. 



O Festival Internacional de Gastronomia Orgânica une, até esta sexta-feira (28), os sabores do campo ao conhecimento acadêmico num único evento, que conta com grandes atrações como Bel Coelho, apresentadora do programa Receita de Viagem, do canal TLC; Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica; e Maxime Michaud, abordando o tema “Consumo de Alimentos da Agricultura Orgânica na França”.



A partir da programação, o público formado por agricultores familiares, chefs de cozinha, acadêmicos, empresários do ramo da gastronomia e artesãos ainda conferem palestras, workshops, aulas-show, minicursos envolvendo temas relacionados ao cultivo agroecológico e estratégia de comercialização dos produtos orgânicos. O evento se divide em atividades na Feira de Negócios, do Hotel Praia Centro, e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no bairro Praia de Iracema. “Comer é um ato político, produzir alimento é um ato de cidadania”, argumentou o coordenador da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, destacando o trabalho realizado pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.



“O Ceará hoje é uma referência em Gastronomia, porque Gastronomia só rima com Democracia. Gastronomia não rima com autoritarismo ou gente passando fome. A nossa maior Gastronomia é aquela que abastece as nossas escolas, que alimenta 400 mil trabalhadores na indústria e no comércio deste Estado. Isso foi o que aprendi com vocês, agricultores e agricultoras, num trajeto de 30 anos realizando um trabalho voltado à agroecologia”.

“(O Festival Internacional de Gastronomia Orgânica) É uma materialização da cooperação entre os governos da Suécia e do Estado do Ceará. Espero, sinceramente, que tenhamos grandes discussões e sintonias neste evento e que venha contribuir para exportação dos produtos orgânicos cearenses para Suécia”, definiu Johanna Brismar Skoog, representante legal do governo sueco no Brasil. De acordo com ela, o público sueco é “ávido” por novos fornecedores de produtos orgânicos.

Mais Nutrição



Em seu discurso, a primeira-dama Onélia Santana destacou ações voltadas à segurança alimentar e nutricional através do Programa Mais Infância. “O Mais Nutrição, por exemplo, surgiu de uma conversa com entidades e ONGs que realizam um trabalho em comunidades carentes e que atendem crianças e adolescentes. Há três meses iniciamos o programa com 30 entidades e, hoje, o Mais Nutrição já distribuiu cerca de 80 toneladas de alimentos para 60 entidades, melhorando a vida de 10 mil crianças”, descreveu a iniciativa com raio de atuação em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

A Chef Bel Coelho proferiu a palestra magna “Gastronomia como ato político”

O foco do programa é atingir o público mais vulnerável e, também, combater o desperdício que existia no entreposto da Ceasa em Maracanaú. “O governador Camilo Santana desenvolve ações que elevam o desenvolvimento agrário a sua forma mais plena”, argumentou o secretário De Assis Diniz ao comentar sobre um “grande salto”. “Produzir em grande escala, sem descuidar da qualidade do alimento, é uma missão que Secretaria do Desenvolvimento Agrário abraça da semente ao prato: da distribuição das sementes e mudas, pelo programa Hora de Plantar, até a comercialização dos produtos gerados a partir dos projetos São José e Paulo Freire”.


(Com informações do Governo do Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá