sábado, 14 de setembro de 2019

Entre municípios de médio porte, Forquilha é 1º lugar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do TCE


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e texto

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

O prefeito Gerlásio Loiola recebeu, na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, na Assembleia Legislativa, em Fortaleza, mais um importante reconhecimento à sua gestão à frente do município de Forquilha.

A cidade obteve a 1ª maior nota geral na apuração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para municípios de até 50 mil habitantes, e a 6ª nota no índice geral entre os 184 municípios do Estado. A premiação ocorreu no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, durante o I Seminário de Efetividade da Gestão Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará).

“Em nome da população de Forquilha, agradeço primeiro à nossa equipe e parabenizo a toda a população do município pela obtenção deste expressivo reconhecimento. O IEGM é um indicador sério, constituído pela maior corte de contas do Ceará, o TCE, o órgão julgador as contas de todos os gestores do Estado e dos municípios. Trata-se, portanto, de uma acreditação oficial”, afirmou o prefeito Gerlásio Loiola, que recebeu o certificado das mãos do presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes. Em seguida, o prefeito comemorou a conquista no gabinete do deputado estadual Moisés Braz (PT).

O IEGM tem o objetivo de avaliar o desempenho da gestão municipal em relação às dimensões temáticas específicas, com a intenção de promover o aperfeiçoamento das políticas públicas executadas em âmbito municipal.

É formado por sete índices setoriais (educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação), consolidado em um único índice geral, promovendo visões gerais da gestão pública a partir de dados governamentais e de outras fontes oficiais, assim como do preenchimento de questionários pelos municípios. Foi institucionalizado pelo TCE, por meio da instrução normativa Portaria nº 02/2017.

A ação é produto de Acordo de Cooperação entre o TCE, o IRB e Tribunais de Contas brasileiros. Trata-se da quarta edição anual consecutiva do trabalho. O seminário é uma parceria entre a corte cearense e a Assembleia Legislativa do Ceará.


*Ascom Forquilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá