sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Lei criada pelo Deputado Ferreira Aragão institui a semana da conscientização sobre Esclerose Múltipla no Ceará


Com o objetivo de alertar e conscientizar os cearenses sobre as consequências para a saúde provocadas pela Esclerose Múltipla (EM) e as formas de tratá-la na rede pública de saúde do Estado do Ceará, foi instituída, por meio da Lei 16.705, de dezembro de 2018, a Semana Estadual de Conscientização e Informação sobre a Esclerose Múltipla nas escolas, universidades e órgãos públicos do Estado.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal (sistema nervoso central) e se caracteriza por ser potencialmente debilitante.

A lei foi proposta por meio do projeto de lei 97/18, do deputado Ferreira Aragão (PDT), aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa no dia 22 de novembro de 2018.

De acordo com a propositura, as atividades passam a acontecer na primeira semana do mês de julho,e pode abranger encontros, seminários, audiências sobre as experiências, ampliação de conhecimentos com profissionais especialistas no assunto, buscando uma melhor qualidade de vida aos portadores.

Para Ferreira Aragão, “é relevante o compartilhamento de informações sobre a Esclerose Múltipla, a conscientização para os portadores da doença e familiares em relação ao tratamento imediato, e a discussão em avanços no tratamento da doença entre os profissionais”.

No último dia 8 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que pacientes com Esclerose Múltipla Remitente-Recorrente (EMRR) terão acesso gratuito ao medicamento acetato de glatirâmer (Copaxone) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio injetável será oferecido em doses de 40 mg.

A estimativa é de que 35 mil pessoas convivem com a doença no Brasil, sendo que destas, 15 mil estão em tratamento pelo SUS.

*Com AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá