sábado, 29 de abril de 2017

Manoel Duca informa sobre inclusão de municípios no semiárido

Deputado Manoel Duca

O deputado Manoel Duca (PDT) salientou, durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (26/04), que apresentou ao Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o recente estudo técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre redimensionamento dos municípios aptos a serem incluídos no semiárido.

O parlamentar explicou que, segundo o estudo da Funceme, ao todo, 34 municípios podem ter condições de ser incluídos na região do semiárido. “Além destes, sete municípios já estão aptos, são eles: Amontada, Beberibe, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, São Luís do Curu e Uruoca”, informou.

Manoel Duca ressaltou que, quando inseridos no semiárido, os municípios poderão receber melhor tratamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). “É necessário fazer essa atualização porque a estiagem no Estado maltrata muitos municípios que merecem melhor tratamento e ações voltadas para a falta de água”, disse.

O deputado destacou também a audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e de Agropecuária. O debate ocorreu na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (24/04), e contou com a presença do deputado Sérgio Aguiar (PDT), representantes da Funceme e Banco do Nordeste.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PSD) parabenizou o pronunciamento do parlamentar. “Essa é uma luta justa que trata de reparar uma injustiça feita com alguns municípios”, observou.

O deputado Moisés Braz (PT) também destacou a importância de inserir os municípios aptos na região do semiárido rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá