quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O período pós-eleição: a derrota é o começo da nova campanha

Resultado de imagem para pos eleição

Ao final das eleições terão ocorrido derrotas por pequena, média e grande diferença, mas, de qualquer forma, derrotas. Terão ocorrido derrotas previsíveis, esperadas, como terão ocorrido derrotas inesperadas e surpreendentes. Abre-se, assim, a fase de administrar o momento, seja ele de derrota ou de vitória.

Administrar a pós-eleição para quem foi derrotado, como é óbvio, será uma situação completamente diferente da administração da vitória. No primeiro momento, predominam os sentimentos de frustração, tristeza, desilusão e até de arrependimento por ter concorrido. Se estes sentimentos persistirem e se cristalizarem, você por certo abandonará a carreira política. Não conseguir lidar com a derrota é o sinal incontestável de uma inadaptação às contingências inevitáveis da política.

Ninguém disputa eleição para perder. Mas também ninguém pode ter a pretensão de ganhar sempre. A maneira como o político lida com a derrota é pois, o sinal, o indicador claro, de que possui ou não as condições pessoais para a carreira política.

O profissional da carreira pública - o político - sofre tanto ou mais com a derrota como qualquer outra pessoa. Diferentemente delas, entretanto, não demora a se recompor e a redefinir o seu futuro em termos políticos.

Por Francisco Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá