segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Odorico Monteiro e Camilo Santana se reúnem esta terça(01) com diretor executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras



O Deputado Odorico tem estado bastante presente nesta luta. Participou de mobilizações e audiências em prol da permanência da Usina em Quixadá.

No dia em que está marcado o começo da paralisação das atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá, o governador do Estado deve se reunir com o diretor executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, e com o deputado federal Odorico Monteiro (PROS-CE), coordenador-adjunto da bancada cearense na Câmara dos Deputados em Brasília, para apresentar incentivos fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide na matéria prima e na produção da usina.

O intuito é evitar que a unidade feche as portas. De acordo com o deputado, que confirmou a reunião para amanhã (1º), às 9 horas, no Palácio da Abolição, a pretensão é que qualquer ação a ser tomada pela Petrobras seja feita com a usina mantida em funcionamento.

No dia sete deste mês, a estatal anunciou o encerramento das atividades da Usina de Biodiesel de Quixadá como parte de seu Plano de Negócios e Gestão 2017-2021, divulgado em 20 de setembro e que estabelece a saída do ramo de biocombustíveis.

Mobilização

Como forma de resistência a decisão tomada pela Petrobras, foi realizado hoje (31), às 9 horas, no distrito de Juatama, em Quixadá, um ato em defesa do funcionamento do equipamento, que deve ser desativado por completo em um intervalo de seis meses. "Essa mobilização envolverá deputados federais, prefeitos da região, sindicatos patronais dos trabalhadores? todos para defender a permanência da usina", destaca Odorico.

A manifestação contou com as presenças do prefeito eleito, Ilário Marques, o prefeito em exercício, Welington Xavier (CI), a Deputada Estadual, Rachel Marques, além de vereadores e a comunidade do Distrito de Justama. Também compareceram representantes da Fetraece, Sindpetro, MTS e outros sindicatos.(Confira imagens da manifestação, clicando aqui)


A reunião com Camilo Santana estava marcada anteriormente para o último dia (26), mas fora adiada devido à indisponibilidade de agenda da Petrobras. O governador já havia falado sobre a possibilidade de oferecer incentivos para manter o funcionamento da usina. O Deputado Odorico também tem estado bastante presente nesta luta. Participou de mobilizações e audiências em prol da permanência da Usina em Quixadá.

Impacto

O encerramento das atividades do equipamento em Quixadá, cuja capacidade de produção é de 108,6 milhões de litros de biodiesel por ano, afetará 172 profissionais, sendo 120 deles terceirizados e que serão dispensados do serviço que desempenham na usina. Outros 52 profissionais da Petrobras precisarão ser realocados para as indústrias de Minas Gerais e Bahia, segundo dados do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí.

A usina é a única entre três produtoras de biocombustíveis que terá a produção encerrada. As que operam em Montes Claros (MG) e a de Candeias (BA) continuarão funcionando normalmente. "A Petrobras estuda alternativas para estas unidades, em linha com as metas do seu Plano de Negócios", disse a estatal na nota que anunciava a desativação de Usina de Biodiesel de Quixadá.

A isenção fiscal para o óleo de soja, que representava 80% do custo da indústria, segundo o Sindipetro-CE/PI, é uma reivindicação antiga do Sindicato, que já havia promovido atos e encontros com autoridades cearenses na busca de incentivos para a aquisição da matéria-prima, oriunda de outros estados, sem sucesso algum.

* Com informações Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá