segunda-feira, 31 de outubro de 2016

GEOGRAFIA DO VOTO - RC teve mais apoio na área nobre e Capitão Wagner na periferia

Resultado de imagem para rc e capitao

Reeleito, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) recebeu apoio mais expressivo nas zonas 1 e 3, que compreendem os bairros mais ricos da Cidade, como Aldeota, Meireles e Praia de Iracema.

Do outro lado, o candidato derrotado Capitão Wagner (PR) recebeu votação mais expressiva na área periférica da Capital, nas zonas 83, 94 e 114 — que integram os bairros Henrique Jorge, Vila Velha, Quintino Cunha e João XXIII, este último berço político do policial reformado.

A diferença mais elástica entre os dois candidatos se deu na primeira zona, quando RC atingiu 67,48% dos votos válidos, contra apenas 32,52% de Wagner. Lá, votam eleitores de bairros com maior renda per capita, como De Lourdes, Varjota, Aldeota, Dionísio Torres e Papicu.

O resultado mais confortável ao candidato do PR foi computado na zona 114, onde Capitão Wagner obteve 56,19% dos votos contra 43,81% de Roberto Cláudio (PDT). Os eleitores que votam

nessa localidade residem em bairros como Barra do Ceará, Padre Andrade, Jardim Iracema e Cristo Redentor.

Reeleito com diferença total de pouco mais de 90 mil votos, RC venceu em oito das 13 zonas eleitorais de Fortaleza. Embora tenha vencido com maior facilidade nos bairros mais ricos da Cidade, o prefeito também se saiu bem em zonas com bairros de menor poder financeiro.

O pedetista chegou a vencer na zona 115 com 53,92% dos votos, contra 46,08% de Wagner. A região compreende bairros como Mondubim, Serrinha, Parangaba e Itaoca. Apesar das críticas de opositores de que o atual gestor tinha prioridade de gestão na área nobre da Capital cearense, os votos da periferia foram fundamentais para a reeleição de Roberto Cláudio.

Isso fica mais evidente na maior zona eleitoral, a 118, que soma quase 200 mil eleitores. Lá, votam eleitores do Barroso, Jangurussu, Conjunto Palmeiras e José Walter. Com discurso de candidato da periferia, Wagner foi derrotado na zona mais adensada por margem apertada de votos, 51,80% contra 48,20%. Em números absolutos, a diferença foi de apenas 5 mil votos em favor de RC.

Em contrapartida, a zona 117, que possui o segundo maior número de eleitores, Capitão Wagner se saiu vencedor. O deputado atingiu 54,72% dos votos, contra 45,28% de Roberto Cláudio. Em números totais, o parlamentar abriu mais de 11 mil votos de vantagem em bairros como Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa, Siqueira e Vila Peri.

O que determinou a vitória do prefeito foi sua versatilidade em várias camadas sociais na Capital conseguindo representar boa parcela dos fortalezenses de forma considerável. 


Fonte: O Povo Online.
(Wagner Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá