terça-feira, 27 de outubro de 2015

Groaíras: Prefeitura leva palestra sobre câncer de mama ao Itamaracá no Outubro Rosa.


O câncer de mama é o tipo que mais cresce todos os anos e atinge milhares de pessoas no mundo. Atualmente, é o câncer com maior incidência no sexo feminino. Num esforço de alertar a sociedade sobre o problema, foi criada a campanha Outubro Rosa, que foi lembrada hoje (27) em atividade no Distrito de Itamaracá.

Como parte da programação uma palestra sobre o tema. 

Dr. Samuel Aragao, Ginecologista/Obstetra/Mastologista, proferiu a palestra. Ele falou sobre câncer de mama em seus diversos aspectos, como prevenção e convivência com a doença, além de tirar dúvidas dos usuários e trazer relatos e histórias de vida. Segundo ele, a principal forma de evitar a doença é a prevenção, com a realização de exames periódicos a partir dos 50 anos de idade e a atenção ao próprio corpo, uma vez que o câncer de mama é totalmente curável quando descoberto em seus primeiros estágios.

“Não dá para apontar uma causa principal para o câncer de mama, pois podem ser diversos fatores, como genética, alterações hormonais e maus hábitos de vida”, explicou o médico. Ele conta que uma alimentação saudável e prática de atividades físicas pode reduzir em até 28% a incidência da doença, por exemplo.

A comunidade foi convidada a participar. “Achei a palestra muito explicativa, porque as pessoas não conhecem o próprio corpo”, disse uma das ouvintes. “Eu me identifiquei com algumas coisas e já fiz exames algumas vezes. Graças a deus não deu nada, mas estou sempre me prevenindo”, completou.

O Outubro Rosa é uma campanha que existe desde os anos 90 para estimular as pessoas a realizar um controle sobre a doença. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá