terça-feira, 27 de outubro de 2015

Dep. Fed. Moses Rodrigues vota a favor da PEC que autoriza as universidades públicas a cobrar por cursos de pós-graduação


Em Sessão ordinária da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (21) foi aprovado, em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que autoriza as universidades públicas a cobrar por cursos de pós-graduação Lato Sensu, e mestrado profissional Stricto Sensu.

Durante o encaminhamento da votação, Deputado Moses Rodrigues (PPS-CE), votou pelo fim da gratuidade dos cursos de especialização e mestrados profissionais oferecidas pelas universidades públicas. Na prática, o Deputado Moses, votou permitindo que as universidades públicas cobrassem taxas e mensalidades nesses cursos.

Ele alertou para a crise financeira por que passam as universidades públicas e afastou as críticas de que a proposta vai permitir a privatização do setor. 

“A aprovação da matéria apenas normatiza o que já existe na prática. A cobrança é uma maneira de ajudar esses estabelecimentos a manterem esses cursos”, Defendeu o parlamentar.

Antes da votação em segundo turno, os deputados ainda devem votar um destaque do PCdoB que pede a supressão da cobrança para mestrados profissionais. Antes da votação, a Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), sugeriu que o assunto fosse debatido novamente pela Comissão de Educação, antes da votação em plenário.

“Não precisamos abrir a Constituição para regular o lato sensu. Devemos manter a matriz pública e gratuita da estrutura das universidades brasileiras”, Defendeu a deputada.
Com informações do Portal da Câmara Federal

Via Andarilho da Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá