sábado, 3 de outubro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE ILUMINAÇÃO ESPECIAL NO OUTUBRO ROSA


A participação na campanha Outubro Rosa já se tornou tradição na Assembleia Legislativa do Ceará. Nesta quinta-feira (01/10), a fachada do Palácio Deputado Adauto Bezerra foi iluminada com a cor da campanha, para lembrar a todos que transitam na região sobre a importância de prevenir o câncer de mama.

A iniciativa da AL atendeu a solicitação do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, presidido pela ex-deputada Meire Costa Lima. Já a deputada Fernanda Pessoa (PR), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres, explica que o Outubro Rosa é um movimento mundial e a iluminação tem o objetivo de demonstrar a união dos povos pela saúde feminina, com foco na prevenção ao câncer de mama.
“São pequenos gestos que sensibilizam. As campanhas de conscientização têm o poder de salvar vidas. Pois, quanto mais cedo se detecta o câncer de mama, mais fácil será curá-lo. Toda mulher tem garantido por lei o direito de fazer o exame de mamografia gratuitamente pelo SUS”, destaca Fernanda Pessoa.

Durante outubro, a Assembleia terá uma programação voltada para o tema. Uma audiência pública, prevista para o dia 14, irá discutir a prevenção e o tratamento para as mulheres que sofrem com a doença no Ceará. Entre os temas do debate, está o cumprimento da Lei dos 60 Dias, que determina o prazo de início do tratamento após diagnosticado o câncer. O efetivo cumprimento da legislação é um dos grandes desafios enfrentados pelas portadoras da doença.

No dia 28 de outubro, também está prevista a realização de palestras para as servidoras e servidores da Casa, com o objetivo de conscientizar sobre as formas de prevenção, autoexame e tratamento da doença.

Os parlamentares destacaram, durante a sessão plenária desta quinta-feira (01/10), a importância da campanha. O deputado Carlos Felipe (PCdoB) lembrou que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Estado. Ele ainda salientou a importância de conscientizar as mulheres a realizar o exame de prevenção do câncer de mama a partir dos 40 anos de idade.

Já o deputado Joaquim Noronha (PP) afirmou ser fundamental que a Casa participe dessa campanha, de alcance mundial, pois o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, tendo um dos mais altos índices de mortalidade entre os tumores malignos.

*Agencia AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá