segunda-feira, 25 de maio de 2015

Câmara dos Deputados homenageia centenário de Humberto Teixeira


A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (26/5) sessão solene em homenagem ao centenário do poeta, compositor e instrumentista cearense Humberto Teixeira. A sessão é uma iniciativa dos deputados federais Odorico Monteiro (PT) e Chico Lopes (PCdoB).

De acordo com o deputado Odorico, a solenidade pretende marcar o ano de comemorações e homenagens ao centenário de Humberto Teixeira. “Nosso objetivo é dar visibilidade a vida e a obra de um dos maiores nomes da cultura brasileira e nordestina”, destacou.

“Humberto Teixeira foi um grande compositor cearense e escreveu seu nome na história da música e da política brasileira pela grandiosa contribuição que deu para a difusão do baião no Brasil e no mundo, pela defesa dos direitos autorais e valorização artística e cultural do nordeste”, afirmou.

“Teixeira cantou o modo de ser do nordestino, sua cultura, suas agruras cotidianas, sem deixar de registrar a alegria de um povo resistente e batalhador, o que deve ser motivo de orgulho para todos os brasileiros, o povo do nordeste e os cearenses, em especial”, completou Odorico.

A sessão solene acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça 26, às 10h, e contará com a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Estão convidadas personalidades ligadas à trajetória de Humberto Teixeira, como a filha do compositor, a atriz Denise Dumont, produtora do filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, documentário dirigido por Lírio Ferreira, que inclui depoimentos de personalidades como Fagner, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, entre vários outros.

Vida e obra - Humberto Teixeira completou 100 anos no último dia 5 de janeiro. O doutor do baião, como ficou nacionalmente conhecido, nasceu em Iguatu, no Ceará. Foi responsável pelo enriquecimento do acervo da Música Popular Brasileira (MPB), com a composição de clássicos com “Asa Branca”, “No Meu Pé de Serra”, “Baião”, “Juazeiro’, “Kalu”, “Assum Preto”, “Eu vou pro Ceará”, “Légua Tirana”, “Qui Nen Jiló”, e “Respeita Januário”, imortalizada nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, o rei do baião, canções que permanecem no imaginário de várias gerações de brasileiros.

Eleito deputado federal em 1950, Teixeira destacou-se também por sua luta pelos direitos autorais e aprovou em 1958, a chamada Lei Humberto Teixeira, na qual permitiu a realização de caravanas, contribuindo assim com a divulgação da música popular brasileira no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá