sexta-feira, 24 de abril de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO DÁ PARECER FAVORÁVEL AO PL, NOVO PARTIDO DE KASSAB


Em meio à crise entre PMDB e governo gerada pela mobilização para criar mais um partido, encabeçada pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o Ministério Público Eleitoral enviou um parecer favorável ao registro do Partido Liberal (PL). A sigla protocolou em março requerimento de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem a comprovação final do número exigido de eleitores que apoiam o novo partido.

O novo partido possibilitará a Kassab habilitar-se ao rateio dos recursos do fundo partidário, que em 2015 custará R$ 867,5 milhões ao contribuinte, e ainda se presta a ajudar o governo a esvaziar o PMDB. Filiar-se a um partido em criação é a única possibilidade de um deputado desfiliar-se da atual agremiação sem o risco de perder o mandato.

O PL sustenta na Justiça Eleitoral que existe a possibilidade de juntar cerca de 500 mil certidões de apoiamento exigidas mesmo durante a tramitação do registro, como feito no processo de formação da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva. A sigla alega que os cartórios eleitorais não têm observado os prazos para cumprimento do processo de verificação das assinaturas.

O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, protocolou na tarde desta quinta-feira, 23, no TSE, o parecer que admite que o procedimento seja adotado diante da "necessidade de uniformização" dos entendimentos e para assegurar a "isonomia" no tratamento dos partidos. Ele aponta, contudo, que não foram preenchidos os requisitos mínimos para a criação e registro do partido, entre elas a entrega de documentação que comprove a constituição de órgãos de direção regional em pelo menos um terço dos Estados.

Aragão lembra que, no julgamento do registro de candidatura do PSD, o TSE considerou válido que certidões de apoio fossem apresentadas diretamente ao TSE - no curso do processo. "Há de se lembrar, contudo, que a providência adotada no processo de registro do PSD decorreu de uma excepcionalidade, uma situação fática que não se verifica no caso sob análise, qual seja, a notória greve dos servidores enfrentada pela Justiça Federal de 2010. O Ministério Público Eleitoral manifesta sua preocupação com a adoção daquele tipo de medida, tomada em um contexto excepcional, no caso concreto, como se regra geral fosse", destaca, fazendo a ressalva de que o procedimento seria "razoável" agora em função da isonomia.

O PL, aponta ainda Aragão, deve atender as formalidades exigidas como a comprovação dos órgãos regionais. Só após a conclusão das etapas formais, o Ministério Público deve se manifestar sobre dois pedidos que contestam a criação da nova sigla.

As impugnações foram feitas pelo PMDB e pelo DEM. Os peemedebistas sustentam que "notório o intuito do PL em solicitar o seu registro às pressas para possibilitar a sua fusão com outra legenda, o que configuraria desvio de finalidade ao cumprimento da lei". Já o DEM contesta o entendimento do TSE de dispensa das apresentações de certidões de apoiamento consolidadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, considerando que as certidões expedidas pelos cartórios são suficientes, entre outras alegações.

No relatório, Aragão aponta que o PL possui 67,9 mil assinaturas consolidadas e 99,7 mil certificadas, com um total de 167,6 mil. O restante já teria sido colhido e o processo de certificação está andamento, de acordo com o partido.

Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá