segunda-feira, 13 de abril de 2015

Groaíras: Escola Alberto Alves Bezerra promove apresentações do Projeto Consciência Negra


A Escola Alberto Alves Bezerra, no Distrito de Itamaracá, realizou nesta segunda-feira, 13 de abril, uma apresentação referente ao Projeto "Consciência Negra".

Essas apresentações tratam-se do resultado de ações conscientizadoras feitas dentro da sala de aula com os alunos, e que agora estão sendo externadas para comunidade, através desse projeto. Todas as escolas municipais realizarão apresentações desde gênero nos próximos dias.


O Professor e monitor responsável, Neto Azevedo, abriu os trabalhos juntamente com a diretora Valneide e da coordenadora Ana Célia, onde comentaram o projeto e reproduziram um áudio com dados da ONU sobre o racismo no mundo.  Os alunos iniciaram a apresentação com um esquete teatral retratando o preconceito de raças, por meio de uma historia de amor impedida por um racismo de um pai, na sequencia foi lido um texto por alunas falando de ações que devem ser feitas para o combate ao racismo e por último os alunos apresentaram uma coreografia, caracterizada pela cultura afro-brasileira.

No encerramento, Neto Azevedo convidou o Prefeito Municipal, Adail Melo, representando as autoridades do município e a Senhora Raimundira, representando as mães e pais de alunos, para apresentarem uma pintura na parede, que representa a importância do projeto no ano de 2015. Neto convidou ainda, todos para de forma simbólica aderirem a ideia do Projeto deixando a marca de suas mãos na parede em simbolismo ao apoio.

As apresentações visam conscientizar, aos que assistem, contra o preconceito racial, o tema é abordado de varias formas, desde desfiles, teatro, danças, poemas, e estandes montados, em que se apresenta um pouco da arte e da historia afro-brasileira, e estão sendo acompanhadas e assistidas por uma comitiva da Secretaria de Educação, com presença pessoal do Secretário Charles Antonio, sua adjunta Marcélia Melo e a coordenadora de Ciências Humanas Alcioneide Mendes, que é a responsável por esse projeto, além de vários outros integrantes da Secretaria.

O Prefeito Adail Melo e a 1ª Dama, Elisabeth Ximenes também acompanharam as apresentações.

Através da Presença dos radialistas Bené Fernandes e Luiz Carlos Silva, uma sequencia de entrevistas foram gravadas para Programas na Rádio Coqueiros FM.

Confira mais fotos. Clicando aqui.

Confira abaixo o vídeo de uma das apresentações, no caso uma coreografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá