sábado, 15 de novembro de 2014

Prefeitos da Região Norte participam de reunião para discutir sobre o consórcio do aterro sanitário



Aconteceu nesta sexta-feira (14-11) no ECOA (Sobral) mais uma reunião com prefeitos da região norte para discutir o Consórcio do Aterro Sanitário. A reunião contou com técnicos da Secretaria das Cidades.

Vários prefeitos marcaram presença no evento, dentre eles podemos destacar à presença do prefeito Veveu Arruda (Sobral), Aristides (Meruoca), Adail Cassemiro (Groaíras), Antonio Martins (Cariré), Érika Cristino (Coreaú), Iraldice de Alcântaras (Graça), Galeno Talmaturgo (Reriutaba). 


Segundo o prefeito Veveu Arruda (Sobral), é uma conclusão de uma reunião com os prefeitos que compõem o Consórcio do Aterro Sanitário, e com a presença da assessoria técnica da Secretaria das Cidades no qual possamos regularizar a situação de cada município do que refere-se a constituição do consórcio e visando o atendimento das legislações, tanto nos planos de resíduos sólidos, como aterro sanitários. Até porque os municípios hoje, estão precisando se adequar a legislação federal no que refere-se ao aterro sanitário. Os lixões não vão ser mais permitido. Então é  necessário  que cada município tenha seu plano de destino dos resíduos sólidos.

O prefeito Adail Cassemiro (Groaíras) ressalta que a construção dos lixões necessita de urgência, até porque os lixões que contaminam as cidades, e por determinação de uma Lei Federal estão chegando seu final.  O  município que não se adequar, e não participar do contrato do consórcio,  futuramente serão  punidos com o não recebimentos de benefícios provenientes do governo federal. "Temos que unirmos para a construção do aterro sanitário, pois só quem vai agradecer é o meio ambiente".


O Prefeito Manoel Costa Gomes(Meruoca), ressalta sua participação, ou seja a terceira reunião que participa. O prazo da Lei Federal com relação os lixões existentes nas cidades já passou, mas como ainda estamos em formação do nosso consórcio temos como não sermos punidos. " o Nosso município só tem essa alternativa, até porque não temos local nem pra fazer um campo de futebol, imaginem um aterro sanitário".


Fonte: Andarilho da Noticia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá