quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Eleições 2014: a resposta da saúde- Artigo do Dr. Odorico Monteiro

Os últimos meses foram intensos para os brasileiros, especialmente este professor, pesquisador e novo deputado que vos escreve. Após 25 anos de trabalho no Executivo, pela primeira vez coloquei meu nome à disposição para disputar uma vaga no Legislativo federal. Por minha trajetória de trabalho na saúde pública e acreditando que posso colaborar na formulação de políticas que melhorem a qualidade de vida da população, iniciei uma caminhada pelo Ceará.

Percorri mais de 70 mil quilômetros. A meta era apresentar o trabalho que desenvolvi como secretário de Saúde de Icapuí, Quixadá, Sobral, Fortaleza e ao lado da presidente Dilma, no Ministério da Saúde. Mostrar também minha produção acadêmica em saúde como professor da UFC e pesquisador da Fio cruz, reforçando que ensino, serviço, gestão e política precisam caminhar lado a lado.

A partir dessa base, iniciei um diálogo com diversos segmentos para a construção das diretrizes de um mandato popular, com foco na saúde. Porém, saúde como qualidade de vida, com o fortalecimento de políticas públicas como educação, saneamento básico, acesso à água e cultura.

A resposta veio nas urnas com 121.640 votos, em 182 dos 184 municípios cearenses, mas foi sentida durante toda a campanha. O engajamento de profissionais e estudantes da saúde e também de diversos outros segmentos, que vão da advocacia à agricultura familiar; a militância renovada nos sindicatos, na juventude e no Partido dos Trabalhadores mostraram que, sim, temos que seguir na luta por um SUS que atenda com qualidade e em tempo oportuno.

Isso passa pela valorização e qualificação dos profissionais, especialmente os que atuam na estratégia de saúde da família. Sim, é imprescindível lutar pelo acesso à água potável no semiárido como uma questão de saúde pública. Sim, estaremos ao lado da presidente Dilma apoiando a realização de uma reforma política que estabeleça uma nova cultura e devolva a credibilidade aos representantes eleitos pelo povo.
Sim, vamos trabalhar com o governador Camilo Santana para seguir fortalecendo as políticas de saúde no Ceará, especialmente a implantação do Polo Tecnológico em Saúde, que terá como âncora a Fiocruz.

Levo comigo para Brasília esse recado das urnas, que clama por mais saúde em seu sentido mais amplo. Levo também a certeza de que não cumprirei essa missão sozinho. Ao meu lado terei o povo cearense, que me honrou com sua confiança e ao qual sou profundamente grato. Guardo no coração cada olhar, cada aperto de mão, cada palavra de apoio, cada abraço como um motivo para seguir em frente.

Por Luiz Odorico Monteiro de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá