sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Morre o cantor Reginaldo Rossi, aos 69 anos

Reginaldo Rossi Morreu na manhã desta sexta-feira, aos 69 anos, o cantor Reginaldo Rossi. Ele estavainternado desde 27 de novembro no Hospital Memorial São José, no Recife, e foi diagnosticado com câncer de pulmão na última semana. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

Hospitalizado com dores no peito, o cantor, conhecido como “rei do brega”, passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) duas vezes. Os exames detectaram, então, a ocorrência de um derrame pleural -- e Rossi foi submetido a uma cirurgia para a retirada de líquido do pulmão direito e colocação de um dreno no local, em 9 de dezembro.

O tumor foi detectado poucos dias depois e, segundo o hospital, era maligno, mas primário. Após o diagnóstico, o cantor afirmou que estava disposto e otimista. “Estou pronto para a batalha e tenho certeza que vencerei”, teria dito Rossi.

Trajetória -- Inicialmente influenciado pela Jovem Guarda e o iê-iê-iê, Reginaldo Rossi se consolidou como o "rei" do brega no Nordeste, onde o termo, longe de ter um significado pejorativo, designa um gênero de ampla difusão e poder comercial. Entre seus hits, se destacaGarçom, talvez o mais conhecido em todo o país.

O cantor nasceu em 14 de fevereiro de 1944 em Recife, onde ingressou na faculdade de engenharia, mas acabou não completando o curso e trabalhando como professor de matemática. Em 1964, iniciou sua carreira artística imitando Roberto Carlos em bares da capital pernambucana. Apesar de ser um dos grandes nomes da música brega, Rossi deu os primeiros passos com sua banda de rock The Silver Jets, muito influenciada pelos Beatles e, segundo o próprio, a primeira banda de rock da história do Nordeste brasileiro.

Rossi lançou cerca de 50 álbuns ao longo de sua carreira, sendo os três primeiros com uma pegada mais próxima do rock: O Pão (1966), Festa dos Pães (1967) e O Quente (1968). Dois anos depois do último lançamento, chegou às lojas À Procura de Você, disco que marca sua estreia no gênero brega-romântico, no qual se tornaria um dos grandes expoentes. Em 1987, lança o disco Teu Melhor Amigo, que inclui um de seus maiores sucessos, Garçom. A música, no entanto, chega com força no eixo Rio-São Paulo apenas no final da década de 1990, onde o cantor, após quase três décadas de carreira, enfim passa a ganhar notoriedade.

Seu último trabalho foi o disco Cabaret de Rossi, lançado em 2010 e que rendeu a ele o Prêmio da Música Brasileira no ano seguinte. Além disso, o rei do brega, como era conhecido, conquistou ao longo da carreira 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante.


Fonte: VEJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário