sábado, 5 de outubro de 2013

Propaganda de Campos mostra faculdade privada como se fosse escola pública



A propaganda do PSB estrelada em rede nacional nesta semana pelo governador e presidenciável Eduardo Campos (PE) usa imagens de uma faculdade privada no Recife como se fosse uma escola pública da rede estadual.

Apesar de Pernambuco ter 1.089 escolas estaduais, o cenário escolhido para o programa foi a faculdade Maurício de Nassau, do empresário paraibano Janguiê Diniz.

No vídeo, alunos com uniformes da rede estadual atuam como se estivessem numa escola pública no bloco A da faculdade, no bairro das Graças, no Recife. Enquanto as imagens são exibidas, a atriz que apresenta o programa diz que "o PSB está mostrando que a escola pública pode mais".

O vídeo, que divulga o programa estadual de intercâmbio no exterior, termina com Campos exaltando sua administração. "Só há respeito onde existem serviços públicos de qualidade", diz ele.

O governo Campos disse que o programa usou uma escola particular como cenário porque não foi possível gravar em unidades públicas. "Não foi dada autorização ao partido de fazer imagem de nenhuma escola [pública]", disse o secretário de Imprensa, Evaldo Costa.

Daniel Carvalho/Folhapress

Fachada do bloco A da faculdade Maurício de Nassau, no Recife; local foi usado como cenário para propaganda do PSB na TV


Segundo Costa, as imagens são "meramente cenográficas". "Não houve intenção de identificar nenhuma escola. Ali é uma ilustração", disse.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB), criticou a escolha. "Ninguém pode pensar que irá ser candidato a presidente da República e não terá sua história real analisada."

AÉCIO


Uma propaganda do PSDB veiculada em setembro em rede nacional exibia uma grave infração de tránsito. A van que, pela edição de imagens, aparentava transportar o senador Aécio Neves, presidente nacional do partido, ultrapassa um caminhão, em faixa contínua, na contramão. A manobra é exibida aos 4min44s.

A produtora Narrativa, responsável pela filmagem, divulgou nota em que se desculpou e esclareu que o senador Aécio Neves não estava na van no momento da ultrapassagem.

Leia a íntegra da nota:

À Imprensa

Sobre a imagem da van realizando uma ultrapassagem em local não permitido, a produtora Narrativa esclarece que o take foi feito durante deslocamento da equipe de filmagem para captação de imagens em data posterior à gravação realizada com o presidente do PSDB, em viagem à cidade de Sorriso, no Mato Grosso.

Foram imagens captadas para uso genérico na edição final do programa e o senador Aécio Neves não se encontrava na van no momento da ocorrência.

A produtora pede desculpas pelo erro cometido, lamenta a ocorrência de uma infração de tal gravidade e o fato de ter levado a imagem ao ar sem ter percebido a infração.

Fonte: A Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário