Durante o lançamento do projeto Formação em Escola de Gestão e Produção Legislativa Municipal, realizado na manhã desta quarta-feira (31/05), na Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), avaliou a iniciativa como mais uma oportunidade de aproximar o Parlamento estadual das demandas sociais. O projeto é uma parceria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) com a União dos Vereadores do Ceará (UVC) e a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).
A iniciativa, que visa aprimorar a formação profissional dos agentes públicos municipais, aperfeiçoando o trabalho das câmaras dos municípios, segundo o presidente da Alece, vai permitir uma melhor prestação dos serviços públicos.
“O Parlamento se aproxima da população na medida em que propicia condições para que os seus representantes, em seus municípios, possam se capacitar e adquirir conhecimentos. Dessa forma, projetos como esse, liderado pela Unipace, são de extrema importância”, salientou Evandro Leitão.
Para a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar, a missão da instituição é chegar o mais próximo possível do cidadão cearense, “fugindo dos muros da Assembleia e levando a qualificação dos servidores públicos para os 184 municípios do Estado”, diversificando a grade de cursos ofertados.
“Nessa missão de aproximar o cidadão do Legislativo, nós fazemos as pontes, ofertando cursos e capacitações, por meio dos convênios e das parcerias, para que essa aproximação aconteça”, destacou a parlamentar.
O vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno, ressaltou que investir na formação e no desenvolvimento do pensamento do servidor público é um valioso instrumento no fortalecimento da cidadania. “Entendo que não há nada melhor para garantir os direitos das pessoas do que formar o servidor e o serviço público. Para isso, precisamos fortalecer aquele que está na Câmara e no Executivo municipal, seja como agente público ou como agente político”, defendeu.
A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, comentou sobre o propósito do projeto, que é direcionado para todos os agentes públicos municipais. Segundo ela, o objetivo é promover a formação desses agentes, a partir de um campo interdisciplinar de conhecimento, com foco na eficiência pública e no aperfeiçoamento do trabalho realizado em benefício da sociedade.
“Um programa de formação continuada é uma estratégia essencial na perspectiva de um sistema de gestão de um Parlamento, como faz a Unipace, porque ela capacita e aprimora os profissionais em suas respectivas áreas de atuação”, assinalou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário