terça-feira, 30 de maio de 2023

Governo do Ceará autoriza obras do Sistema Adutor Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim, em Beberibe

 


Iniciativa assegura abastecimento de água para comunidades de Beberibe, no Litoral Leste

Quase quatro mil pessoas serão beneficiadas com a implantação do Sistema Adutor do Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim, em Beberibe. O Governo do Ceará realizou a assinatura da ordem de serviço na manhã desta terça-feira (30), com as presenças de autoridades, lideranças locais e moradores.

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, falou da importância da obra para garantir segurança hídrica para as mais de 400 famílias da região. “Beberibe é uma cidade turística, mas tem uma área rural muito importante. Essa adutora está vindo para resolver um problema que há décadas afeta as comunidades. O Estado trabalha para mudar isso. Hoje, temos, por meio da SRH, o melhor sistema hídrico no Brasil. Os outros estados vêm conhecer essa política pública”, ressaltou.



Também estiveram presentes o secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Marcos Robério; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo Ferreira; a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz; e outras autoridades.
Água de qualidade

O sistema consiste da captação no canal do trabalhador, através de conjunto motor-bomba, flutuante, e percorre uma extensão aproximada de 13,83 km em tubulação até a ETA de Itapeim. Serão contempladas inicialmente as comunidades de Itapeim, Arataca, Andreza, Palmeira, Várzea Redonda, Várzea da Serra, Alto Alegre e Bom Sucesso.

A aposentada Eunice Miguel, 75, natural do Itapeim, relatou que, apesar das lagoas e rios que cercam a comunidade, a água que chega até as casas ainda não é adequada. “A gente usa a água, mas ainda não tá servindo. Às vezes também falta. Eu acredito que [a obra] será uma melhora muito grande para nós todos”.



Lilian Barros, coordenadora escolar e presidente da Associação de Moradores e Desenvolvimento do Itapeim, destacou que a adutora vai trazer mais dignidade e autoestima para as comunidades. “Há muitos anos as pessoas do Itapeim, bem como das comunidades adjacentes, sofrem com a questão da seca. Então, quando o inverno enche o rio Piranji, nós temos água, mas quando chega o verão, o rio seca, a gente ficava sem água potável, e sofremos muito. Agora, a esperança é que esse problema seja resolvido. É um momento de muita gratidão e felicidade. Nós agradecemos de coração”, disse.

Para transformar essa realidade local histórica, o Estado do Ceará investirá mais de R$ 4 milhões, afirmou o titular da SRH. “Vamos entregar essa obra o mais rápido possível. O objetivo do governador é acabar com o carro-pipa no Ceará, e temos buscado isso com o Governo Federal. A questão hídrica é nossa prioridade. Para isso, o Estado desenvolve o Malha D’Água, constrói barragens, entre outras ações. Queremos água de qualidade dentro das residências”, defendeu Robério Monteiro.



A prefeita de Beberibe falou da parceria e diálogo com o Estado para concretizar sonhos da população, como a adutora. “Em 2021, passamos um problema muito forte de água, porque o Piranji secou. Mobilizamos carros-pipa, perfuramos poços, mas não resolveu. Conversando com a comunidade, vimos que a saída era construir uma nova adutora. Hoje, estamos aqui para assinar a ordem de serviço e, se Deus quiser, não passaremos mais a situação de 2021. É um sistema de abastecimento que não vai depender da perenização do rio”, reforçou Michele Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário