domingo, 29 de novembro de 2020

Naumi lidera disputa em Caucaia mesmo com oposição unida



Após o fim do primeiro turno em Caucaia, definidos os candidatos da etapa complementar da eleição no Município, a oposição se reuniu em torno de Vitor Valim (Pros), que recebeu os apoios de Emília Pessoa (PSDB) e Natécia Campos (PP). A união de forças, no entanto, parece, até o momento, não ter surtido o efeito esperado da transferência de votos no segundo turno. Pelo menos, é isso que indicam os números da pesquisa Ibope contratada por este Jornal e divulgados ontem (26). Segundo o levantamento, o atual prefeito, Naumi Amorim, que concorre à reeleição, está com uma vantagem considerável nas intenções de voto até este momento. Considerando apenas as intenções de votos válidos, Naumi aparece com 62% das intenções de votos contra 38% de Valim, faltando dois dias para a realização da votação, que ocorre no domingo (29).

Dados positivos

Apesar das turbulências durante o primeiro mandato como prefeito, Naumi chega à reta final em vantagem na disputa pela preferência do eleitorado em Caucaia. Além das intenções de votos válidos, em que o prefeito tem 24 pontos percentuais de vantagem, outros dados também são favoráveis a ele na disputa pelo segundo maior município do Estado em número de eleitores.

Avaliações

Uma das sinalizações positivas é a melhora na avaliação da atual gestão. O percentual, que na pesquisa realizada no primeiro turno, era de 37% de ótimo/bom, agora aparece com 41%. Já os percentuais de ruim/péssimo que estavam em 24% no dia 12 deste mês, agora estão em 22%. Além disso, Naumi tem usado a imagem do governador Camilo Santana (PT) em sua campanha. Lá, Camilo tem avaliação com 57% de bom/ótimo e 11% de ruim/péssima.

Na reta final

O opositor do prefeito, Vitor Valim (Pros) alcança o seu melhor desempenho no recorte de eleitores cujas famílias ganham mais de dois salários mínimos, com 42%. Na reta final, para reverter essa tendência, o candidato precisará usar mais os aliados que aderiram à sua campanha no segundo turno e tentar uma investida final seja nas redes sociais ou mesmo nas comunidades. Valim é deputado estadual e tem, ao longo da campanha, denunciado casos de violência ao longo da campanha eleitoral. Tanto que, ainda no primeiro turno, o Ministério da Justiça enviou reforço na segurança para o Município.

Oposição, mas nem tanto

A vitória de Glêdson Bezerra em Juazeiro do Norte, conquistada nas urnas e atestada com a liberação do registro de candidatura pelo TRE-CE nesta semana, foi a mais significativa vitória da oposição no Ceará. Entretanto, o olhar mais cuidadoso mostra que a chapa de Glêdson tem um governista como vice, no caso de Giovanni Sampaio (PSD), que rompeu com o atual prefeito, Arnon Bezerra, para apoiar Glêdson. Sampaio é muito próximo do deputado Fernando Santana (PT) e do governador. Além disso, quem já deu as caras lá pelo Cariri foi o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, outro governista cujo grupo político teve um resultado expressivo nas urnas no último dia 15. Glêdson pode até fazer um mandato como oposição ao grupo governista local, mas não muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá