quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Com 95% de eficácia, Rússia projeta vacina com metade do preço das concorrentes


Profissional de saúde de hospital em Tver, na Rússia, recebe dose da Sputnik V. Foto: Tatiana Makeieva/Reuters.


Um segundo estudo preliminar com voluntários da fase 3 dos testes da vacina russa Sputnik V foi anunciado pelos desenvolvedores do imunizante nesta terça, 24, mostrando eficácia de 91,4%. A expectativa dos russos é que ela atinja 95% e custe, ao fim, metade do preço de suas competidoras ocidentais, talvez ainda menos.

O anúncio tem o objetivo de sanar dúvidas acerca da confiabilidade dos estudos russos e vem na esteira de comunicados de eficácia dos principais imunizantes que já estão sendo negociados no mercado para tentar deter a pandemia do novo coronavírus.

Na última semana, a Pfizer e Moderna haviam anunciado eficácia em estudos de fase 3 acima de 90%. Na segunda, 23, a sueco-britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford (Reino Unido) disseram ter finalizado testes iniciais e atingido até 90% de eficácia.

Em contrapartida, a chinesa Coronavac, comprada pelo governo de São Paulo e que será fabricada no Instituto Butantan se for eficaz, tem registrado capacidade de provocar resposta imune nos testes feitos na China.

*Focus.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá