
Também são investigadas as Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público (Abamsp), Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps), Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi), Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape), e Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos do Brasil e das seguradoras (Riaam Brasil).
Essa cobrança sem contratação é uma prática abusiva, que está prevista no Código de Defesa do Consumidor. A situação piora porque se trata de consumidores idosos. Quem irá apurar é o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
Nem só os aposentados sofrem com cobranças indevidas feitas pelos bancos. Um exemplo são as cobranças duplicadas, quando o cliente já quitou a dívida, mas está sendo cobrado novamente. Algumas pessoas não guardam os comprovantes de pagamento e acabam tendo dor de cabeça com esse tipo de situação.
Outra coisa comum que acontece é o envio de cartões de crédito quando a pessoa não solicitou. Em algumas vezes, esse cartão vem desbloqueado e já começa cobrando tarifas do cliente, que nunca pediu aquele cartão. No entanto, mesmo que chegue bloqueado, um cartão de crédito não solicitado pode se enquadrar em uma indenização por danos morais, pelo transtorno que causa a quem recebe.
*avozdesantaquiteria.com.br
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