domingo, 28 de abril de 2019

Groaíras: Medalha Pe. Mororó será concedida ao escritor, Domingos Pascoal.

Resultado de imagem para domingos pascoal

Na última sexta-feira, 26, em sessão ordinária, a câmara municipal de Groaíras, escolheu em votação secreta, quatro personalidades groairenses para serem homenageadas dentro das programações de aniversário da cidade, com a maior comenda do município, a Medalha Pe. Mororó.

Dentre os quatro nomes escolhidos, está do escritor, Advogado e jurista, Domingos Pascoal de Melo. 

Dr. Domingos mora atualmente em Sergipe, e sua trajetória é marcada pelo amor a cultura e a literatura brasileira. Onde tem contribuído com a instalação de diversas Academias de Letras no referido estado. Mas sua influencia não é só em Sergipe. Em sua terra, Groaíras, Domingos Pascoal fez questão de também incentivar a fundação da Academia Groairense de Letras(AGL). Em reconhecimento a sua trajetória, a câmara municipal aprovou e irá conceder a comenda ao escritor.

A entrega deve ocorrer no dia 18 de maio, em solenidade que integra as festividades de comemoração dos 62 anos de emancipação do município

Perfil

Nascido em Groaíras, cidadezinha situada na região noroeste do interior cearense, é formado em Filosofia, Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão de Pessoas.

Domingos Pascoal, Domingos ou mesmo Pascoal, é casado com sua conterrânea e hoje Desembargadora Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Dra. Maria das Graças Monteiro Melo, com a qual tem uma filha. Esta é casada e mora em Londres, na Inglaterra.

A história de Domingos não difere da realidade dos municípios do interior cearense que, em outras épocas, “exportavam” mão-de-obra para os grande centros urbanos do Sul e Sudeste do Brasil.

Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais. Estes pautaram sua trajetória de vida e a busca constante de aperfeiçoamento pessoal o conduziram para a labuta no universo jurídico onde atuou como Advogado e foi servidor público da Justiça do Trabalho em Aracajú, Sergipe, cargo em que permaneceu até a aposentadoria.

Hoje, servidor público aposentado, é jornalista e escritor ocupante da cadeira 17 da Academia Sergipana de Letras, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Associação Sergipana de Imprensa – ASI, da Associação Cearense de Jornalismo – ACEJI e da Associação Cearense de Escritores – ACE. Na prática jornalística é articulista da Revista Perfil e do blog infonet.com.br/domingospascoal.

Domingos é homem apaixonado pela família, pelo Torrão Natal, a pequena Groaíras-CE, pela sabedoria, pela prudência, pela elegância, pela educação e pelos estudos de História. Nesta área tem se dedicado a estimular os movimentos de resgate de memórias disseminando a importância da criação de Academias de Letras e Artes como estratégias locais nesse processo que deve ser entendido como de consciência coletiva.

No universo literário, na arte da escrita, sua obra “A Mudança Começa em Você” cuja leitura é exercício de prazer, foi muito bem recepcionada pela crítica literária sergipense e, para orgulho dos seus amigos, familiares e conterrâneos groairenses, já se encontra publicada na Europa, em Portugal. A expectativa é da continuidade de sucesso.

A história de Domingos Pascoal é de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos.

Domingos é homem que trabalha e o trabalho enobrece o homem. Nós groairenses somos gratos pelo seu exemplo de luta que muito enobrece a história de Groaíras-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá