quarta-feira, 29 de março de 2017

Açude em Granja sangra e é o sétimo do CE a atingir capacidade máxima



O Ceará registrou a sétima sangria dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em 2017. O açude Itaúna, localizado em Granja, atingiu sua capacidade máxima nesta terça-feira, 28. Também estão sangrando no Estado os mananciais Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape) e São Pedro Timbaúba (Miraíma). O Tijuquinha, em Baturité, chegou a sangrar neste mês, mas secou devido a uma operação de desassoreamento.


A capacidade máxima do açude Itaúna é de 77,50hm³. As últimas sangrias do reservatório de Granja ocorreram nos anos de 2011, 2009 e 2008. O único manancial, além dos que estão em sangria, com volume acima de 90% é o Gavião, em Pacatuba, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Conforme a Cogerh, 44 açudes estão com volume morto, enquanto 19 permanecem secos. Foram registrados aportes nesta terça em 67 açudes, destacando-se os mananciaisAcarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Castanhão, Caxitoré, Frios, General Sampaio, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste. Este aporte permitiu que o açude Santo Antônio de Russas deixasse de estar seco.

* O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá