sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Superlua do dia 14 de novembro será a maior em cem anos.

Última superlua aconteceu 14 de novembro / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

No último dia 16 de outubro a superlua iluminou o céu de todo o planeta. O fenômeno se repetirá ainda duas vezes em 2016, mas a próxima será ainda mais especial. No dia 14 de novembro, acontecerá a maior superlua em cem anos. A última vez que a lua esteve tão intensa foi em 1948, e mais: só deve se repetir em 2052.

É claro que o fenômeno não é causado por um aumento real do satélite natural da Terra, mas sim um aumento aparente. O que acontece é que a órbita da Terra não é circular e sim elíptica, ou seja, oval. Portanto, neste período do ano o sol está mais perto do nosso planeta, no chamado perigeu.

Junto a isso, a lua também se movimenta em torno da Terra. "O plano de inclinação que ela estará a deixará ainda mais próxima para quem observa o céu daqui, dando a impressão de que está maior", explica o doutor em astrofísica Antônio Carlos Miranda. Neste, 14 de novembro, a sensaçao será de que o satélite estará com o tamanho aparente 14% maior e a luminosidade 30% mais alta.

A dica que o doutor dá para quem quiser aproveitar para observar é ir para lugares com pouca poluição luminosa. Além disso, é bom torcer para que São Pedro não coloque muitas nuvens no céu. E deixar bastante memória no celular ou na máquina fotográfica!

Quem não conseguir aproveitar a superlua agora, terá apenas mais uma chance neste ano. Embora de menor intensidade, o fenômeno deverá se repetir no próximo dia 14 de dezembro.

Fonte: Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá