A maior feira de origem da agricultura familiar no Ceará começa nessa sexta-feira (1º) com a abertura da IX FECEAF (Feira Cearense da Agricultura Familiar) e a participação de 300 expositores de todas as regiões do estado. A organização espera que a edição de 2016 leve ao Parque Governador César Cals, no bairro São Gerardo, 20 mil pessoas e movimente R$ 1,5 milhão, superando os números de 2015.
A feira é uma co-produção da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) com o apoio de entidades como Ematerce, Idace, Adagri, Instituto Agropolos, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece, Contag, CUT, Cooperbio e Cealtru.
O evento reunirá uma diversidade de produtos da agricultura familiar durante os três dias de programação, além da venda de animais: ovinos e caprinos; venda de aves e ovos caipiras; venda de peixes; venda de mel de abelhas com ferrão e sem ferrão; venda de produtos artesanais; venda de produtos não agrícolas como cachaça artesanal; entre outros, cultivando os valores culturais, ambientais, políticos e democráticos do campo.
Todos os produtores que vão participar da Feceaf não usam agrotóxicos em suas lavouras. As principais atrações da IX FECEAF serão: casa de farinha – beijú, tapioca, goma fresca e farinha; engenho – rapadura na quenga de coco, alfenim, batida e rapadura; bodega (com decoração rústica); fazendinha; pavilhão da agroindústria familiar; pavilhão das inovações e tecnologias apropriadas para Agricultura Familiar; exposição de animais; concurso leiteiro (caprino e bovino); premiação para os animais de melhor padrão racial e produtividade leiteira; praça de alimentação com comidas típicas da roça; stands institucionais; e festival cultural com forró pé de serra durante o horário do almoço e no período da noite até às 22h. Nessa edição a novidade será a degustação de produtos oriundos da caprinocultura, como leite e seus derivados que acontecerá no dia 1º às 17h.
Economia
No ano de 2015 a Feceaf foi um sucesso de público e de geração de emprego e renda, superando a expectativa dos organizadores. O resultado foi R$1,1 milhão movimentados entre feirantes cadastrados, casa de farinha, engenho, exposição e venda de maquinários agrícolas voltadas para a agricultura familiar entre outros. A expectativa este ano é manter o investimento e o público.
“A Feira Cearense da Agricultura Familiar se apresenta com um espaço tradicional para os agricultores e as agricultoras familiares demonstrarem que com investimento e adoção de tecnologias sociais como os quintais produtivos, as mandallas, as pequenas irrigações, entre outras, é capaz de produzir mesmo o Ceará enfrentando o quinto ano de seca”, afirma o secretário de Política Agrícola da Fetraece José Francisco de Almeida Carneiro.
Investimentos
A feira é uma ação que possibilita levar para o meio urbano a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a agricultura familiar, que segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo Agropecuário de 2006, é responsável por mais de 70% da produção dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro.
Segundo do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, a obrigatoriedade da compra de produtos da agricultura familiar por parte dos órgãos públicos como escolas, hospitais, presídios é uma conquista para o país, pois a saída do Brasil do mapa da fome e o combate à pobreza é uma melhoria atrelada à ideia da promoção da alimentação saudável através da agricultura familiar. “O Governo do Estado do Ceará tem valorizado cada vez mais o setor da agricultura, desenvolvendo leis e projetos que melhoram a renda do produtor e a qualidade de vida de toda população”.
História
A FECEAF teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), quando o governador Camilo Santana era o secretário da pasta, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo.
Resultado do sucesso da edição de 2015, produtores reuniram-se através de cooperativas e promovem há um ano, de terça a sábado, das 8h às 17h, no Parque de Exposição César Cals, a feira de produtos da Agricultura Familiar, aumentando a renda dos produtores e ajudando a população a encontrar produtos oriundos do campo e sem uso de agrotóxicos.
Serviço:
VIII Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF)
De 1 a 3 de julho de 2016
Local: Parque de Exposições César Cals, Avenida Sargento Hermínio, 2677, bairro São Gerardo
Entrada: Gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário