sexta-feira, 29 de julho de 2016

Prédio da Austrália na Vila dos Atletas tem princípio de incêndio


O prédio que a delegação da Austrália está hospedada na Vila Olímpica, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi evacuado na tarde desta sexta-feira por um princípio de incêndio.

Não há ainda informação sobre a causa do incêndio. A segurança do prédio foi acionada e iniciou o processo de evacuação do local. Segundo testemunhas, havia fumaça nas escadas. Dois carros do Corpo de Bombeiros estão no local e já controlaram o fogo.

PROBLEMAS ANTES DOS JOGOS

Os Jogos Olímpicos ainda não começaram, mas pode-se dizer que, fora das competições, sorte não é uma palavra que tem acompanhado a delegação da Austrália desde que chegou ao Rio, no último domingo. Um misto de acaso com os incidentes na Vila dos Atletas e estratégia de divulgação fez a Austrália virar o país mais comentado dos Jogos até aqui. O "aussie team", como eles chamam, mostrou-se a mais azarada e também a mais midiática seleção da Olimpíada carioca.

Ainda no domingo, a delegação da Austrália reclamou de que seus apartamentos apresentavam defeitos nas instalações de gás, elétricas e hidráulicas. Os australianos criticaram as habitações da Vila, classificando os quartos como "inabitáveis". Os australianos listaram os problemas como "sanitários entupidos, vazamento de tubulações, fiação exposta, escadas escuras, sem iluminação suficiente, e pisos sujos". Diante desse cenário, o comitê australiano considerou inseguro hospedar seus atletas no local e eles foram para um hotel.

O prefeito do Rio comentou o caso e considerou legítimas as reclamações dos australianos. Mas também fez graça: disse que botaria até cangurus na Vila para deixar o pessoal da Austrália mais feliz. A declaração não foi bem recebida pela delegação australiana, que rebateu o comentário e disse que a necessidade era por um encanador e não um canguru.

O assunto dominou a semana, causou o incidente diplomático e culminou com a entrega das chaves do prédio pelo próprio alcaide, em evento que aconteceu na quarta-feira.

As reclamações australianas, na verdade, começaram bem antes dos Jogos, em 2013. Questões levantadas sobre organização e segurança dos Jogos. Recentemente, após a velejadora paralímpica australiana Liesl Tesch ser assaltada à mão armada no Aterro do Flamengo, em junho, a chefe da delegação da Austrália, Kitty Chiller, pediu o aumento do efetivo policial.

“Atletas têm sido roubados enquanto treinam para competir nos eventos teste no Rio, e queremos nossos atletas protegidos”, escreveu Chiller aos organizadores da Rio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá