terça-feira, 29 de julho de 2014

Groairenses pelo mundo: 9ª Edição- José Mauro de Oliveira

Como já antes anunciado, lançamos hoje a 9 ª Edição do "Groairenses pelo mundo", quadro que vai apresentar personalidades groairenses, que por um motivo ou outro, saíram de nossa terrinha para fazer história em outros lugares. Então conheça hoje a historia de José Mauro. CONFIRA:





José Mauro de Oliveira ou Zé Mauro do San Marino, como é conhecido, nasceu na cidade Cariré em 1950, é um groairense por afinidade, acolhimento e amor, por conveniência e proximidade, toda a sua vida, mormente a juventude, viveu em Groaíras e se considera groairense. Sua infância e adolescência foram na cidade de Groaíras e sua juventude em Sobral. Um dos cinco filhos de Sr. Luiz Gonzaga e Sr.ª Luzia Gonçalves, in memoriam. Zé Mauro é casado com Dona Telma; é pai de Grayceanni que lhe deu dois netos, Marcio e Mauro Neto. 

No Ceará o multiprofissional, Zé Mauro, teve formações em Relações Públicas, Relações Humanas, Psicologia Geral e Liderança. Foi locutor de rádio, escrevente de cartório, funcionário da Companhia Hidro Elétrica Boa Esperança COHEBE, empresa encampada pela CHESF, por esse motivo também foi por dois anos, chesfiano, em seguida passou por um concurso para a Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL e logo após foi funcionário da Odebrecht e ainda passou por uma empresa de estrutura metálica a Cibresme. Detalhe: Quase foi padre por desejo de sua mãe, recebendo formação religiosa muito sólida, influência que até hoje faz de Zé Mauro ativo participante dos movimentos da igreja católica.

Em 1980 esse empresário de sucesso foi convidado pelo gestor da Administração Regional de Paulo Afonso – APA – CHESF, Ricardo de Holanda Neves, para morar em Paulo Afonso. Daí por diante começa sua trajetória bem sucedida na capital da energia.

Em Paulo Afonso, Zé Mauro, foi um dos primeiros funcionários da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito – CIRETRAN – uma indicação do amigo gestor do APA, ficando como Funcionário Público Estadual por aproximadamente cinco anos. Paralelamente aos trabalhos na 6ª CIRETRAN, o empresário foi investindo no ramo de artesanatos e chegou a ter vários quiosques comercializando as peças. Logo após, os investimentos foram direcionados ao setor farmacêutico, onde chegou a ter quatro farmácias com os nomes Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, Popular e Paulo Afonso. Com os lucros das farmácias, Zé Mauro adquiriu um pequeno prédio no calçadão da Avenida Getúlio Vargas e começou a investir no setor de hotelaria. Com 16 pequenos apartamentos, dos quais só possuíam ventiladores, foi iniciado o “San Marino Hotel”.

O nome é oriundo da paixão do empresário pelo esporte Formula 1. “Sempre foi meu esporte preferido e meu ídolo sempre foi o Airton Senna. De modo que de todos os circuitos, o de San Marino na Itália, sempre foi pra mim o mais emocionante, o melhor, e achei sugestivo quando fui colocar o nome no hotel”, disse Zé Mauro.

Hoje, o San Marino Hotel, tendo como slogan “O hotel das estrelas”, pelo fato de hospedar todas as estrelas que vêm a Paulo Afonso, expandiu seus negócios e é considerado um dos melhores desta região sertaneja, abrangendo os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, recebendo turistas de todas as partes do mundo. Composto por dois blocos, o San Marino possui 80 apartamentos (240 leitos), dois auditórios, três elevadores, academia, piscina na cobertura e um restaurante, que inclusive atende ao público.

Paralelo às suas atividades teve formação superior em Estudos Sociais, na cidade de Belo Jardim – PE. Zé Mauro também se destacou em Paulo Afonso pelos fatores: Idealizador e fundador, juntamente com vinte e sete casais do Rotary Club, onde foi presidente nas duas gestões iniciais. Por dois mandatos também foi presidente da ASCOPA Associação Comercial de Paulo Afonso. Na imprensa falada, fez parte da equipe esportiva da Radio Cultura, comandada por Jota Bezerra.  E na escrita foi responsável pela Coluna Confidencial do jornal A Folha Pauloafonsina, onde as celebridades eram entrevistadas.

Sobre sua trajetória de vida e profissional, o empresário destacou, “hoje sou um homem realizado, tenho uma família linda e sobretudo unida. Sou casado há 41 anos com Telma Sandra de Oliveira, que além de esposa, é minha sócia e meu apoio.” disse Mauro.

Quando o assunto é trabalho ele enfatiza, “nunca vou deixar de trabalhar, mas vou diminuir a carga horária continuando sempre minhas atividades”.

Quando fala de Paulo Afonso, Zé Mauro sempre se emociona, “por onde passei sempre me dei bem, mas em Paulo Afonso, um vasto campo se abriu. Foi uma junção de estar na hora certa e no local certo, aliando o trabalho e a sorte”. E continuou pontuando, “tenham fé em Deus e continuem acreditando em Paulo Afonso, em nossos governantes, pois cada um fez a sua parte para o engrandecimento deste município. Acredito que o sucesso de uma comunidade está na união de todos”, finalizou Zé Mauro.

E foi por essa contribuição ao desenvolvimento da cidade de Paulo Afonso que José Mauro de Oliveira foi agraciado pela Câmara Municipal de Vereadores, em 21 de dezembro de 2006, com o título de “Cidadão De Paulo Afonso”.


José Mauro finaliza dizendo: “Apesar de muitos anos fora, não esqueço minhas irmãs, meus parentes e meus amigos e a minha querida cidade de Groaíras”.

A história de José Mauro é mais um exemplo de superação cujas conquistas servem de estímulo e orgulho a todos os groairenses, especialmente aos mais jovens desejosos da realização dos sonhos. Em suas experiências, enfrentou dificuldades diversas sem jamais desistir de seus ideais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá