quarta-feira, 16 de maio de 2012

Servidoras federais querem direito a um ano de licença-maternidade


Quatro anos depois de ganharem o direito ao período de amamentação de seis meses, as servidoras federais planejam reivindicar por um tempo ainda maior com o bebê: um ano.
No quesito tempo com o bebê, as funcionárias públicas e mães são mais beneficiadas. No Estado de São Paulo, todas têm direito a seis meses de licença-maternidade. Fora do escopo paulista, a ampliação é oferecida para todas as servidoras federais e facultativa para as dos demais níveis. Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria neste ano, 152 municípios e 24 Estados aderiram à extensão.
“O Estado tem que garantir que a mulher exerça a maternidade e, para isso, ela precisa de tempo”, diz Camila Lisboa, coordenadora-executiva nacional do movimento Mulheres em Luta, que atua junto com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP).
Estratégia
Ciente da dificuldade para aprovação do benefício anual, Lisboa afirma que as negociações coletivas deste ano priorizarão outros temas, como a obrigatoriedade das servidoras aceitarem a licença-maternidade de seis meses. Hoje, elas podem negar. ”Se a gente conquistar essa reivindicação junto ao governo, é sinal de que podemos conseguir a licença de um ano nas próximas negociações”, afirma a ativista.
Segundo Irene Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias do Município de São Paulo (Sindsep), as negociações com o governo foram rápidas em 2009. Ou seja, não houve resistência à licença estendida. ”Difícil é negociar um aumento salarial para a categoria. A ausência no trabalho durante seis meses não traz nenhum prejuízo ou transtorno para o município”, argumenta.
Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá