segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ferrari World: a montanha-russa mais rápida do mundo

ferrari-world-abu-dhabi_3O conceito de leste e oeste nunca foi tão dinâmico neste mundo: eles permanecem os mesmos pontos cardeais, mas não se sabe mais quem dita as regras. Os clubes de futebol da europa estão sendo comprados por sheiks, as 10 melhores companhia aéreas do mundo são asiáticas, tecnologia da informação tem sido importada da Índia e um parque temático da marca de carros mais glamourosa de todos os tempos abre a alguns milhares de quilômetros da sua sede, na Itália, por um plano ambicioso da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.
Abu Dhabi é impressionantemente menor e mais conservadora que Dubai, mas extrai petróleo há 120 anos, contra menos de 10 de Dubai. É impressionante como essa pequena capital, ofuscada pela vizinha famosa, já é uma força global, mesmo que a cidade ainda nem exista direito. Com suas perspectivas de crescimento que, ano após ano, a colocam no topo do ranking das cidades que mais crescem no mundo, Abu Dhabi continua atraindo investimentos ousados pra se tornar a próxima estrela do luxo árabe.
Entre projetos grandiosos que estavam ou ainda estão no papel – a crise também chegou lá -, alguns deles já tomaram forma. Entre eles, o parque temático da Ferrari, concluído no final de 2010. A marca do cavalo é uma das favoritas entre os habitantes de todo o golfo árabe, especialmente aqueles com alto poder aquisitivo que, mesmo em suas dishdashas (traje árabe tracidional) brancas, não abrem mão do boné vermelho da empresa pra combinar.
É engraçado que, ao contrário de outros parques, a Ferrari não idealizou o empreendimento primeiro para depois saber onde instalar. Eles já tinham na cabeça o projeto de explorar a marca no Oriente Médio e não sabiam por onde ir, até que chegaram à conclusão que um parque de diversões é tudo de que um povo ávido por consumo precisava .
Simuladores, montanhas-russas, carroséis, galerias com carros novos e antigos, cinemas 3D e restaurantes compõem a atração que, sob a linda estrutura vermelha com o logo da Ferrari no topo, é uma das maiores de Abu Dhabi. Entre os destaques está o Scuderia Challenge: um simulador que coloca o visitante dentro de um cockpit de um F-1, literalmente deitado e controlando sua Ferrari naquele volante com dezenas de botões. Os impactos das batidas são convincentes e leva tempo pra pegar o jeito, mas não se sinta culpado: Massa e Alonso também vêm apanhando bastante nos últimos tempos. Apesar do parque não ser lá tão grande, vale a pena dedicar um dia inteiro à visita para conseguir mais tempo para treinar e, quem sabe, completar uma volta inteira na pista sem rodar.
Todo o capricho cenográfico, as reproduções dos paddocks e até das piazzas italianas são coadjuvantes de primeira, mas o que seria do Ferrari World se não fosse a Formula Rossa. Pelas arábias, nada é construído para ser simplesmente grande – é sempre pra ser o maior do mundo. E para o maior parque temático indoordo mundo, há também a montanha russa mais rápida. Logo na partida, os carros são disparados como uma bala e, antes mesmo da primeira queda, já alcançam os 240 km/h. É tão rápido que não dá pra gritar – você abre a boca, mas a voz não sai.
Como chegar em Abu Dhabi
Para chegar a Abu Dhabi, a partir de Dubai, alugar um carro é sempre a melhor e mais barata opção para quem vai ficar alguns dias pela região. Ônibus super confortáveis também partem da rodoviária de Bur Dubai, de meia em meia hora, por 20 dirhams (cerca de R$10,00) a ida e 15  a volta. A partir da rodoviária de Abu Dhabi, um taxi até o Ferrari World sai por cerca de 10 dirhams.
*Artigo publicado originalmente no Esvaziando a mochila, parceiro do Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá