Suplentes Davi de Raimundão, Duquinha, Tony Brito, Gordim Araújo e Lucílvio Girão devem ser efetivados na ALECE. Arte: Blog do Edison Silva.
O resultado do segundo turno deste ano em Fortaleza foi positivo não somente para o presidente da Assembleia Legislativa, Sarto (PDT), e para o deputado Vitor Valim (PROS), que se consagraram vitoriosos nas urnas em Fortaleza e em Caucaia, respectivamente. Os suplentes desses parlamentares também vibraram com a possibilidade de assumir, efetivamente, o mandato legislativo a partir do próximo ano.
Já no primeiro turno da campanha alguns suplentes comemoraram a possibilidade de obter a titularidade do mandato eletivo na Assembleia, com a eleição de seus colegas de partido ou coligação a prefeito municipal. Ao todo, cinco deputados estaduais conseguiram se eleger prefeito nas cidades que disputaram.
A Câmara Federal, por outro lado, apesar de cinco deputados participarem da disputa eleitoral deste ano, apenas Roberto Pessoa (PSDB) se consagrou vitorioso em Maracanaú. No seu lugar assumirá o suplente do partido, Danilo Forte (PSDB).
Ainda no primeiro turno das eleições municipais deste ano, deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) foi eleita prefeita de Tauá. Logo que a parlamentar assumir o cargo, no início do próximo ano, Davi de Raimundão (MDB) deve ser efetivado na Assembleia Legislativa. O emedebista foi candidato a vice-prefeito de Juazeiro do Norte, na chapa encabeçada por Nelinho (PSDB), mas a dupla foi derrotada.
Outro parlamentar que se consagrou vitorioso na disputa majoritária foi Nezinho Farias, do PDT, em Horizonte. O retorno do pedetista para o comando do Executivo municipal beneficiará Lucílvio Girão (PP), que terá seu mandato efetivado na Casa Legislativa.
Bruno Gonçalves (PL) foi outro deputado eleito prefeito. A partir do próximo ano, o parlamentar atuará na administração da Prefeitura de Aquiraz e em seu lugar deve ser efetivado Gordim Araújo (Patri).
Com a eleição de Sarto, o beneficiado é o suplente Manoel Duca (PDT), o Duquinha. Como Zezinho Albuquerque (PDT) se encontra licenciado, visto que assumiu a função de secretário de Cidades, Oriel Nunes Filho também pode assumir uma vaga como suplente.
Derrotados
Já no caso de Vitor Valim, o suplente Tony Brito (PROS) deve assumir a vaga deixada pelo deputado estadual. A renovação poderia ser maior, mas muitos deputados estaduais amargaram derrotas nas urnas, ainda no primeiro turno.
Não conseguiram se eleger: Agenor Neto (MDB) em Iguatu; Julinho (Cidadania) em Maracanaú; Elmano (PT) em Caucaia; e Nelinho (PSDB) em Juazeiro do Norte. Heitor Férrer (SD) e Renato Roseno (PSOL) também foram derrotados nas eleições de Fortaleza.
Veja os suplentes que assumirão vaga efetiva na Assembleia Legislativa:
Davi de Raimundão (MDB)
Lucílvio Girão (PDT)
Gordim Araújo (Patri)
Manoel Duca (PDT)
Tony Brito (PROS).
*blogdoedisonsilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário