O Ibope confirma a tendência apresentada pelo último Datafolha e mostra José Sarto (PDT) numericamente já na frente do Capitão Wagner e de Luizianne Lins. Com 27 % das intenções de voto, o candidato do Pros foi superado por Sarto, com 29%. Uma diferença de dois pontos. A candidata do PT obteve 24%.
Na prática e no limite permitido pela metodologia da pesquisa, há um empate técnico entre os três primeiros colocados. Ou seja, se a eleição fosse hoje não há certeza sobre quais candidatos iriam para o segundo turno. A pesquisa é uma encomenda da TV Verdes Mares.
Entre o 1º e o 2º Ibope, o movimento do pedetista foi muito intenso. Praticamente dobrou as intenções de voto ao sair de 16% para 29%. Já o Capitão, em uma oscilação semelhante à do Datafolha, caiu dois pontos percentuais. É provável que os crescimento de Sarto tenha se alimentado de uma boa quantidade de eleitores que, na primeira pesquisa, disseram que votariam branco ou nulo. No retrato de agora, essa faixa começou a fazer a opção.
A surpresa do Ibope foi o bom posicionamento da petista Luizianne Lins. O índice de 24% é bem melhor que os 19% que obteve no Datafolha e ainda é um ponto maior que o resultado anterior do mesmo Ibope. Além disso, ainda ficou a uma distância de somente três pontos percentuais do Capitão. Ou seja, um rigoroso empate técnico.
É possível que a petista tenha sugado votos úteis mais à esquerda. Tanto que Heitor Férrer e Renato Roseno perderam intenções de voto na nova pesquisa do Ibope.
Os números do Ibope chegam quando falta somente 12 dias para a eleição, que vai ocorrer em 15 de novembro. Os indicativos de agora sugerem a tendência para uma campanha que dificilmente deixará de ser disputada em dois turnos.
Daí a importância das simulações de segundo turno para a análise do retrato de hoje e a projeção do amanhã. A rejeição é outro dado relevante para entender como o eleitor está se comportando. Veja os índices da pesquisa divulgada pela TV Verdes Mares.
Veja os números do Ibope
Sarto (PDT): 29%
Capitão Wagner (PROS): 27%
Luizianne Lins (PT): 24%
Heitor Férrer (SD): 4%
Célio Studart (PV): 2%
Heitor Freire (PSL): 2%
Renato Roseno (PSOL): 2%
Anízio Melo (PCdoB): 0%
Samuel Braga (Patriota): 0%
José Loureto (PCO): 0%
Paula Colares (UP): 0%
Branco/Nulo: 6%
Não sabe/não respondeu: 3%
O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, com 602 entrevistados, a margem de erro foi 4 pontos percentuais.
Veja a rejeição dos candidatos
Luizianne Lins – 38%
Capitão Wagner – 36%
Sarto e Heitor Férrer – 15% cada
Renato Roseno – 12%
Samuel Braga – 11%
Anízio Melo e Célio Studart – 10% cada
Heitor Freire, Paula Colares e José Loureto – 9% cada
Veja os resultados do Ibope anterior, divulgado em 14 de outubro
Capitão Wagner (Pros): 28%
Luizianne Lins (PT): 23%
José Sarto (PDT): 16%
Heitor Férrer (SD): 6%
Celio Studart (PV): 4%
Renato Roseno (Psol): 3%
Heitor Freire (PSL): 1%
Anízio (PCdoB): Menos de 1%
Samuel Braga (Patri): Menos de 1%
Paula Colares (UP): Não foi citada
José Loureto (PCO): Não foi citado
Indecisos: 7%
Branco/Nulo: 12%
*Focus.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário