domingo, 10 de maio de 2020

Conheça as 6 vacinas contra COVID-19 que já iniciaram testes em humanos

Foto: Getty.

Especialistas afirmam que a velocidade com que as investigações sobre vacinas contra o coronavírus estão sendo conduzidas é extraordinária, considerando que o desenvolvimento de uma pode levar anos ou até décadas. Usando o exemplo da vacina contra o ebola, recentemente aprovada, ela levou mais de 16 anos desde o seu início até sua aprovação.

Após três meses de pesquisas e testes, entre as mais de 90 equipes científicas que trabalham com uma vacina contra a COVID-19, já existem seis candidatas que atingiram uma meta importante nesta corrida: testes em humanos.

Vacina mRNA-1273 – Moderna Therapeutics (Estados Unidos)
O objetivo de uma vacina é “treinar” o sistema imunológico de uma pessoa para gerar uma resposta para combater o vírus e prevenir doenças. Mas o mRNA-1273 da Moderna, cujos ensaios são financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, não é produzido com o vírus que causa a COVID-19.

Vacina INO-4800 – Inovio Pharmaceuticals (Estados Unidos)
A vacina da Inovio, uma empresa de biotecnologia da Pensilvânia, nos EUA, também se baseia em uma nova estratégia de pesquisa. Ela é focada na injeção direta de DNA cultivado por cientistas para o interior das nossas células para que elas produzam anticorpos para combater a infecção.

Vacina AD5-nCoV – CanSino Biologics (China)
A vacina AD5-nCoV usa uma versão de um adenovírus, o vírus que causa o resfriado comum, como vetor. Esse vetor transporta o gene da proteína da superfície do coronavírus e, assim, tenta provocar a resposta imune para combater a infecção.

Vacina LV-SMENP-DC – Instituto Médico Genoimmune de Shenzhen (China)
Também na China, a vacina LV-SMENP-DC usa células dendríticas modificadas por meio de vetores lentivirais para buscar uma resposta imune.

Sem nome – Vacina do Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, subordinada ao Grupo Farmacêutico Nacional da China, Sinopharm(China)
Esta é uma vacina de vírus inativado. Uma vacina inativada é feita de partículas do vírus, bactéria ou outros patógenos cultivados, sem capacidade de provocar doenças. No dia 23 de abril, 96 voluntários de três faixas etárias diferentes receberam uma injeção.

Vacina ChAdOx1 – Instituto Jenner, Universidade de Oxford (Reino Unido)
O primeiro ensaio clínico na Europa começou em 23 de abril, testando a vacina desenvolvida pela equipe do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, Inglaterra. É uma vacina recombinante semelhante à da empresa chinesa CanSino.

*Focus.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário