quarta-feira, 1 de abril de 2020

Artigo | Saúde da mulher: como melhorar os sintomas de tensão pré-menstrual no panorama atual


Alguns alimentos podem ajudar a aliviar sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Alimentos ricos em fitomelatonina, como aveia, kiwi e castanhas; e ômega 3, como peixes e linhaça, podem atuar na diminuição dos efeitos da TPM. A fitomelatonina melhora o sono reparador, enquanto o ômega 3 melhora os estados de inflamação, reduzindo dores de cabeça.

Alimentos ricos em vitaminas D, E e B6, zinco, cálcio e magnésio também podem reduzir os sintomas. O zinco aumenta os níveis de serotonina que combate raiva e tristeza; o cálcio auxilia na contração muscular; a vitamina D reduz a fadiga e a ansiedade; o magnésio é um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea; e a vitamina B6 auxilia a diminuir dores de cabeça. Alguns suplementos ainda podem ser indicados, de acordo com a necessidade de cada caso, que deve ser prescrito por um nutricionista.

É importante evitar o consumo de cafeína, açúcar e álcool, que podem ter uma influência negativa no corpo, como aumentar a irritabilidade e causar dores de cabeça. O chocolate, alimento que muitas vezes é sugerido nessas épocas, traz esse maior conforto por conta do cacau presente. O cacau é uma fonte de flavonóides e magnésio, que são antioxidantes com propriedades vasodilatadoras, que atuam melhorando o fluxo sanguíneo na época da TPM. Portanto, os chocolates mais recomendados são os com maiores níveis de cacau e menos açúcar.

Conheça o Curso de Nutrição da UniAteneu. Acesso: http://uniateneu.edu.br/


Profª. Drª. Kamila Maria Oliveira Sales
Professora do Curso de Nutrição da UniAteneu
Nutricionista Clínica e Esportiva, mestra em Ciências Médicas e doutora em Ciências Médicas

OFERECIMENTO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário