sexta-feira, 6 de maio de 2016

Mesmo com todos os presídios superlotados e dominados pela violência, Sejus libera 'Pernoite das Mães'

A portaria foi assinada pelo coordenador do Sistema Penal, Wanderson de Souza


Detentos de oito presídios da Região Metropolitana de Fortaleza e de duas penitenciárias do Interior do Ceará vão  ter direito a passar 24 horas junto com suas esposas, namoradas, companheiras ou amantes no próximo fim de semana. As portas das cadeias serão abertas na tarde do próximo sábado (7) para que elas tenham um “pernoite” com seus amados.  A medida acontece no momento em que o Sistema Penitenciário vive em clima de tensão com fugas, rebeliões, atentados e assassinatos patrocinados por facções criminosas.
A portaria de número 01/2016, assinada pelo coordenador do Sistema Penal do Estado do Ceará, Wanderson Pereira de Souza; e avalizada pelo secretário de Justiça, Hélio das Chagas Leitão Júnior,  determina que seja realizado o “Pernoite do Dia das Mães”, entre o sábado e o domingo. Contudo, não serão as mães dos presos que receberão a permissão de dormir (ou passar a noite)  com seus filhos presos, mas suas mulheres.
Mas, de acordo com a mesma portaria, no dia seguinte (domingo), cada preso receberá a permissão de receber mais uma visita e, “preferencialmente, as genitoras dos internos”, diz o documento.
As mulheres, namoradas e amantes dos presidiários entrarão nos presídios  entre 8 e 14 horas de sábado e poderão sair de lá somente às  16 horas de domingo.  Já s mães entrarão nas cadeias na manhã do domingo, a partir de 8 horas.
Riscos
Os agentes penitenciários do Estado revelaram, ontem, que a medida tomada pela Sejus só vai agravar a grave situação de insegurança nos presídios e penitenciárias do Ceará, que hoje estão todas com superlotação e dominadas literalmente pelos presos.  Em todas as unidades, os detentos seguiram ordens das facções criminosas e quebraram as grades de todas  as celas. Agora, estão todos soltos nas galerias, onde os agentes penitenciários não entram mais.
 Os servidores revelam, ainda, que estão sendo duplamente ameaçados;  de morte por parte dos criminosos, e disciplinarmente pela direção da Sejus, que proibiu a categoria de se manifestar ou denunciar qualquer tipo de irregularidade nas cadeias, sob pena de punição pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).
Veja agora quais unidades do Sistema Penitenciário terão o "Pernoite das Mães"
1 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira  II (IPPOO II)
2 - Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPFDAMC)
3 - Instituto Penal Francisco Hélio Viana de Araújo (IPFHVA)
4 - Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade de Lima (UPAPLAP)
5 - Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II)
6 - Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III)
7 - Casa de Privação Provisória da Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV)
8 - Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto Oliveira Barros Leal (Carrapicho)
9 - Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC)
10 - Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS)
Por FERNANDO RIBEIRO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá