segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Groaíras: A politica de bastidores e a corrida por partidos.


A um ano para as eleições de prefeito e vereador, muitos já iniciam a corrida para angariar partidos e garantir legenda para o pleito do ano que vem.
A busca por novas siglas tem vários motivos: garantir maior tempo de rádio, ampliar o número de vagas para lançar candidatos a vereador e agregar aliados.

O prazo para as filiações partidárias para quem deseja concorrer nas próximas eleições era de 01 anos, e iria encerrar na sexta-feira, dia 02 de outubro, por isso todos estavam correndo contra o tempo, mais com a sanção da reforma politica, esse prazo foi reduziu para 06 meses, e com isso quem tem pretensões pode se filiar até o próximo dia 02 de Abril, com direito a "janela" do dia 02 de março a 02 de abril para quem tem mandato mudar de partido sem perda de mandato. Outra mudança na reforma, é que para tempo de rádio só será contado dos 6 maiores partidos de qualquer coligação.

Com esse prazo esticado até abril, muita coisa ainda pode mudar, e muitos ainda vão tentar conquistar e até tomar mais partidos.

No Cenário Atual, a oposição está com: 

* PSDB que tem o Ver. Pedro Alberto como presidente
* PSB que tem como presidente o Suplente de Vereador, Clerton Paiva
* PRB que terá o comando o ex-vereador, Bené Lima
* PV que tem a frente a vereadora, Chica Paiva, e seu filho, Pio Paiva como presidente.
* PPS que deverá ser o abrigo da maioria do grupo de oposição, incluindo pré-candidatos a prefeito, como o ex-prefeito, Joaquim Guimarães, que é o Tesoureiro da sigla, isso por indicação do Dep. Moses Rodrigues.
* PSC que tem como presidente a Dra. Socorro, esposa do politico, Wandick.

Já o Prefeito Adail conta na sua base com:

* PT que continua com a presidência do ex-secretario de administração, Adhemar Albuquerque.
* PMDB que tem a frente a jovem, Daniela Cassimiro, indicada do Ver. Messias Cassimiro.
* PRTB que está sendo fundado no município e terá um indicado do prefeito no comando.
* PDT atual partido do grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes, que por indicação do prefeito, ficará com o Secretário de Cultura, Luis Carlos Rodrigues e Helves Henrique, adjunto da chefia de gabinete na vice.
* PC do B que tem a frente o Secretário adjunto da Saúde, Alexsandro Albuquerque.
* PP que tem a frente o comerciante, Flávio Lima, aliado de Helves Henrique.
* PTB que tem o comando do ex-vereador, José Gildo.

Existe ainda grupos, até o momento, independentes, que estão organizando partidos, como:

* PSL liderado pelo empresário Moisés Cassiano.
* PR liderado pelo ex-vice-prefeito, Dominguinhos.

E Tem Mais...

... O Blogueiro Tidi, recebeu o convite para fundar e assumir o comando de 3 novos partidos, além de convite de filiação de outras 5 siglas, mas optou pela permanência no PMDB.

... O suplente de Vereador, "Chico Dimdim" assumiu o comando do PRB, por 24h, sendo destituído e por isso passou a filiar-se no PPS, assumindo a presidência do mesmo.

... O Vereador Jhonson, mesmo com o risco da perda de mandato, saiu do PTB e rumou ao PPS.

... PROS que já está inativo perante a justiça eleitoral e PSD, que tinha o advogado Gilberto Feijão como presidente, deverão ter seus comandos trocados, e podem até passar a integrar a base do Prefeito Adail Melo.

... O ex-presidente do PSD, o advogado, Gilberto Feijão, se filiou ao PV, deixando assim a antiga sigla que presidia. Assim como ele, o vice-prefeito, Zezé Militão, também passa a ser filiado ao PV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá