quarta-feira, 13 de maio de 2015

Peemedebistas realizam visita surpresa ao HIAS e constatam situação critica


Peemedebistas realizam visita surpresa ao HIAS e constatam situação critica: hospital infantil enfrenta dificuldades com superlotação e falta de repasses da prefeitura municipal; número de crianças sem leitos chega a 92.

Os deputados do PMDB da Assembleia Legislativa realizaram, na tarde desta terça-feira, 12, uma visita surpresa ao Hospital Infantil Albert Sabin (Hais), com o intuito de fiscalizar a real situação da unidade, que, de acordo com o que vem sendo noticiado nos últimos dias, está enfrentando, assim como os demais hospitais da Capital, dificuldades com superlotação de pacientes e falta de insumos.

Nos últimos anos, mil leitos pediátricos foram fechados somente em Fortaleza. Além disso, a falta de estrutura nos hospitais do interior, fazendo com que os pacientes tenham que ser transferidos para o Albert Sabin, ocasiona a superlotação do mesmo.

Já no lado de fora do hospital os deputados constataram uma série de problemas, onde mães relataram a demora para receber atendimento e o descaso com as crianças doentes. Uma delas contou que está a dois dias no Hias em busca de assistência para seu filho de oito anos que foi diagnosticado com dengue.

"Cheguei aqui ontem pela manhã e sai meia noite sem meu filho ter feito sequer o exame. Voltamos hoje, conseguimos fazer o exame que confirmou a dengue, meu filho tem que ser internado, mas não tem leito. Enquanto isso, esperamos em uma sala lotada, quente, sem receber alimentação, ou qualquer apoio. É uma situação muito difícil", disse.

Visita tumultuada

Ao tentar entrar no hospital, os deputados foram barrados pela segurança na entrada da emergência, o que gerou indignação da população presente. Ao que parece, o mesmo já aconteceu em outros momentos, quando o número de pacientes excede o limite. "Um hospital não pode fechar as portas de sua emergência. Se isso acontece conosco que somos parlamentares, imagine com a população mais pobre desse estado", pontuou o deputado Danniel Oliveira (PMDB), quem articulou a inspeção.

Apesar do ocorrido, a diretoria do hospital autorizou a entrada dos deputados. Os peemedebistas alegaram que a ação foi ilegal, pois, como representares do poder fiscalizador do Estado, não poderiam ser impedidos de entrar em qualquer órgão público.

Falta de estrutura

Assim que entraram nas dependências do hospital infantil, os deputado puderam observar a falta de estrutura para suprir a enorme demanda de pacientes. Segundo informações de funcionários, 92 crianças estão sendo atendidas de forma inadequada nos corredores do Hias, e muitas vezes esses pacientes sofrem com a falta de materiais básicos em um hospital infantil, como fraudas e pomadas para assadura.

Ao questionarem a razão deste quadro critico, os parlamentares foram informados que o Governo do Estado e principalmente a Prefeitura de Fortaleza não têm repassado os recursos necessários para o melhoramento do hospital. Para o deputado Danniel, essa situação absurda é injustificável e acontece em razão de uma má gestão. "O Fundo Estadual de Saúde do Ceará já recebeu, nesse ano, R$ 145 milhões do Governo Federal. Já os Fundos Municipais receberam R$ 763 milhões. Mas por que esses repasses não são feitos para os hospitais? O que justifica esse descaso com a população?", criticou.

Além do deputado Danniel Oliveira, participaram da visita os peemedebistas Audic Mota, Walter Cavalcante e Dra. Silvana. O grupo garantiu irá cobrar respostas e soluções ao Governo, e que outras visitas surpresas, como essa, irão acontecer em outros hospitais da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá