domingo, 17 de maio de 2015

Dep. Federal Guimarães realiza plenária na região da Ibiapaba




O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado federal José Guimarães (CE), realizou neste sábado (16), às 8h30, a Plenária Regional na Serra da Ibiapaba. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Tianguá e contou com a presença dos prefeitos, Gean Azevedo de Tianguá e Raimundo Chaves de Carnaubal, o presidente da câmara de Tianguá, Haroldo, vereadores, lideranças sindicais e políticas e da militância do PT.

Durante a Plenária Regional do Mandato, em Tianguá, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) assumiu um compromisso com importantes projetos para o desenvolvimento da Região como o a instalação de um campus da Universidade Federal do Ceará, um posto da Ceasa, um Instituto Médico Legal (IML) e a reforma do Bondinho em Ubajara. "Todos são projetos estruturantes para o desenvolvimento de toda a região, sem privilegiar este ou aquele município", comentou o líder do governo na Câmara dos Deputados.

A instalação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Serra da Ibiapaba é uma das propostas que já tramita na Câmara dos Deputados e, embora a definição da cidade-sede aguarde parecer técnico da UFC, a grade curricular será adequada à vocação econômica da região.

A estimativa do Conselho de Desenvolvimento da Região da Ibiapaba (Conderi) é que cinco mil estudantes se desloquem diariamente da cidade de origem para o destino onde estudam. Atualmente, um estudante da Ibiapaba que queira cursar uma faculdade gasta, em média, quatro horas por dia entre o município de origem e a universidade mais próxima, em Sobral, na região Norte cearense, ou em Teresina, capital do Estado do Piauí.

O trecho estreito da pista na serra é cheio de perigos e o desgaste na pista, juntamente às más condições dos ônibus contratados pelas prefeituras, acaba por provocar acidentes graves.

“Precisamos romper com esse ciclo de crescimento concentrado em Sobral. O fundamental é darmos uma demonstração de unidade e interditarmos essa briga entre os municípios da nossa região”, cobrou o vereador Haroldo Aragão (PT-Tianguá) durante encontro de lideranças da região com o deputado federal José Guimarães.

Além da interiorização do Ensino Superior, lideranças políticas e sindicais avaliaram como fundamentais para o desenvolvimento a construção de uma unidade Ceasa e um posto do Instituto Médico Legal (IML). Melhorias na área da saúde e do ensino técnico também são reivindicações de lideranças locais, bem como o incentivo ao turismo e à agroecologia.

Confira mais fotos. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá