quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dilma Rousseff tenta tirar Eunício da briga pelo Abolição. Não colou...


Mesmo com a primeira recusa do senador Eunício Oliveira, a presidente Dilma insistirá em tentar convencer o líder do PMDB a aceitar seu convite para assumir o Ministério da Integração Nacional como forma de construir o palanque único no Ceará. Dilma quer que Eunício desista de sua candidatura ao Governo, vire ministro e indique o candidato a vice-governador ou ao Senado na chapa do governador Cid Gomes.

Essa articulação presidencial surpreendeu o vice-presidente Michel Temer e os caciques peemedebistas que já haviam desistido da Integração e estavam focados na defesa da Secretaria dos Portos para o senador paraibano Vital do Rêgo.

PEGO DE SURPRESA

Eunício foi convocado na segunda-feira ao Planalto, pelo ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante. Não havia uma pauta pré-estabelecida. Na reunião entre Mercadante e Eunício, veio a proposta de Dilma para o senador cearense assumir a Integração. Eunício agradeceu, mas disse não.

PMDB AVISADO

Tão logo deixou o Planalto, Eunício comunicou ao vice-presidente Michel Temer ter recebido da presidente Dilma o convite para assumir a Integração. O governador Cid estaria ciente e teria avalizado o acordo para manter unida a base aliada, com PROS, PMDB e PT , no Ceará.

PENSAMENTO ÚNICO

O PMDB queria muito a Integração, mas o partido defendeu que Eunício recusasse a oferta e mantivesse sua candidatura a governador. Esse posicionamento foi o mesmo do senador. Ele agradeceu a confiança da presidente Dilma em sua pessoa, mas seu projeto é governar o Ceará.

OUTRO CARGO

O PROS poderia herdar a Secretaria dos Portos ou o Ministério da Ciência e Tecnologia se Eunício tivesse topado a ideia da presidente Dilma. Como ele não aceitou, a princípio, volta o desenho original: o interino Francisco Teixeira deverá ser efetivado ministro esta semana.

TAPA NAS COSTAS


O presidente nacional do PROS , Eurípedes Junior, recebeu, com todas as honras, ontem, em Brasília, o vice-governador do Ceará, Domingos Filho. Quem o acompanhou no encontro foi o secretário da Copa de Fortaleza , deputado Domingos Neto, e a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.

EXCITADO

Eurípedes Junior insistiu em quem será o candidato do governador Cid à sua sucessão. Domingos Filho disse que somente em junho, esse nome será conhecido. Eurípedes tem pressa. Cid não. Mas, ele está satisfeito: acredita não haver mais chances de Cid apoiar Eunício a governador.

DESCULPE A IGNORÂNCIA

A presidente Dilma quer a todo custo se intrometer na sucessão cearense?

*Com informações da coluna "...E tem mais!", publicada no jornal Aqui CE desta quarta-feira (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário