Após tomar conhecimento do relatório da Comissão da Seca sobre a situação dos reservatórios do Ceará, decidiu pedir a liberação de água do São Francisco para o Castanhão.
“Em virtude do prognóstico de seca para este ano, solicitei ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, a liberação do máximo de água disponível no projeto da Transposição do Rio São Francisco para o Ceará. O pedido foi atendido! A partir desta sexta-feira (16), será liberada água da Transposição, na vazão de 6,5 m3 por segundo, do município de Jati em direção ao Castanhão.
A medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água. O objetivo é realizar uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.
Agradeço ao ministro Waldez Góes e ao presidente Lula pelo compromisso em atender, prontamente, essa importante medida que visa minimizar os efeitos da escassez hídrica para os cearenses. Continuaremos trabalhando na implementação de ações preventivas e emergências para a convivência com a estiagem em nosso estado”
*Roberto Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário