A região do Sertão Central cearense recebeu, nesta terça-feira (4), o sexto encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), foi realizado no município de Pedra Branca e contou com a participação maciça da população. Estiveram presentes o governador Elmano de Freitas; a titular da Seplag, Sandra Machado; o prefeito de Pedra Branca, Matheus Góis; além de outras autoridades.
Elmano de Freitas exaltou mais um encontro participativo, destacando a riqueza de ideias e propostas pensadas pelo povo e para o povo. “O que está sendo posto aqui é aquilo que eu tenho que priorizar como governador nos próximos anos à frente do Ceará. Eu poderia chegar mais cedo, falar e ir embora. Mas é mais importante ouvir vocês para conhecer e debater as prioridades do povo cearense”, disse.
“Eu acho que a gente acerta mais quando a gente escuta mais. Precisamos ouvir o nosso povo para saber o que eles necessitam de verdade”, complementou o governador Elmano de Freitas.
Pensando no futuro
Representante do grupo que debateu sobre saúde, esporte e turismo, a enfermeira Elen Cristina trata com otimismo o futuro do município após tudo o que foi discutido nesta terça-feira. “Todos esperamos que nossas propostas possam ser vistas com carinho, com bons olhos, para que nossa cidade possa seguir avançando”, comentou.
Moradora de Pedra Branca, Antônia Francisca é presidente de uma associação no município. Para ela, que esteve no grupo focado no meio ambiente, o momento junto aos governantes para sugerir diretrizes é bastante importante. “Discutimos algumas demandas, como a fiscalização dos agrotóxicos, a implantação do Geoparque do Sertão Central, além de outras medidas que tem tudo para beneficiar a todos e a nossa região”, contou.
Comparecimento em massa
Sandra Machado explicou a importância do engajamento por parte da população para que o Plano Plurianual seja efetivo. “Fazemos esses encontros de maneira regionalizada para dar vez e voz para a população local. Esperamos ao fim de todo esse processo que esse PPA sirva para duas missões: que possa unir a população em prol de um só propósito e que possa fazer com que o Ceará avance cada vez mais”, ressaltou.
Além de Pedra Branca, o sexto encontro do PPA também englobou os municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.
Matheus Góis comemorou a participação massiva dentro do encontro, não só da população de Pedra Branca, como da região como um todo. “Quero agradecer a todos que entenderam o conceito do evento de hoje e aqui estão. Tenho certeza que nosso povo mostrará boas ideias e sugestões. E assim, em um esforço conjunto com o nosso governador, seguiremos crescendo como região”, pontuou.
Plataforma digital
Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual.
Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário