quarta-feira, 12 de julho de 2023

Bruno Pedrosa comenta primeira reunião de Frente Parlamentar de Energias Renováveis

Deputado Bruno Pedrosa (PDT) - Foto: Junior Pio


A discussão sobre energias renováveis abriu o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (06/07). O deputado Bruno Pedrosa (PDT) repercutiu, em plenário, a realização da primeira reunião da Frente Parlamentar das Energias Renováveis, que aconteceu na última terça-feira (06/07), cujo objetivo foi “estreitar os laços e aprofundar o diálogo da Assembleia Legislativa com o setor produtivo do Ceará, que tem como uma de suas principais demandas a produção e o desenvolvimento de energias renováveis”.

O debate, como destacou o parlamentar, presidente da Frente, contou com as contribuições do secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Salmito Filho; do secretário executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joaquim Rolim; do Coordenador de Energia da Arce, Dickson Araújo; do presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz; do vice-presidente da Câmara Setorial de Energia do Estado, Luís Eduardo Moraes; do vice-presidente da Frente Parlamentar, deputado Sérgio Aguiar (PDT); do deputado Stuart Castro (Avante); e Jurandir Picanço, Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Bruno Pedrosa também destacou o apoio do governador Elmano de Freitas, que tem colocado a pauta das energias renováveis como uma das prioridades de seu governo. “Isso devido ao potencial que essas novas energias tem para geração de emprego, prospecção de investidores nacionais e estrangeiros, contribuindo assim, para o desenvolvimento econômico e social”, disse.

Durante a reunião, conforme observou, foi constatada a importância da participação das universidades e da juventude nas discussões. Ele informou que vai propor a inclusão de cursos técnicos sobre energias renováveis nas escolas de tempo integral do Estado. “A população, de uma forma geral, precisa se conscientizar sobre os benefícios das energias limpas, daí a importância do contributo técnico das universidades, e da convivência das juventudes com essa realidade”, defendeu.

Em aparte, os deputados Cláudio Pinho (PDT), Davi de Raimundão (MDB), e Almir Bié (Progressistas) concordaram com a relevância da discussão e da Frente Parlamentar.

Cláudio Pinho considerou que “produção de energia é uma atividade que nunca se esgota”, e que a possibilidade de o Ceará se tornar exportador de hidrogênio verde já está gerando novos investimentos e movimentando a economia do Estado e dos municípios.

Davi de Raimundão e Almir Bié, por sua vez, lançaram sugestões. Davi de Raimundão propôs ampliar os financiamentos em energia solar de forma a contemplar os prédios públicos. Segundo ele, reduziria o gasto de recursos que poderiam ser usados em outros setores.

Já Almir Bié propôs a realização de programas que contemplem as populações mais pobres com “kits” de energia solar, a exemplo do que já é feito em outros países.

A Frente Parlamentar das Energias Renováveis, presidida por Bruno Pedrosa, tem o deputado Sérgio Aguiar (PDT) na vice-Presidência, e os deputados Almir Bié (Progressistas), Lucinildo frota (PMN), Missias Dias (PT), Davi de Raimundão (MDB), Juliana Lucena (PT), Stuart Castro (Avante), Fernando Santana (PT) e De Assis Diniz (PT), como membros.

*ALECE
Por Pedro Emmanuel Goes
Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário