Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) comentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (31/05), levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP), que apontou faturamento de R$ 55 bilhões no setor de turismo brasileiro no primeiro trimestre deste ano.
Outro número citado pelo parlamentar foi a recuperação do segmento de transporte aéreo. O setor, segundo o relatório divulgado no mês de maio pela Fecomércio SP, faturou R$ 6 bilhões de janeiro a março de 2023, um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. “É importante registrar esses números porque mostram que o turismo é a saída para a atual situação que o País vive”, destacou o deputado.
Sérgio Aguiar ressaltou que, embora os dados sejam nacionais, refletem também o cenário do turismo no Ceará, que tem importante papel na geração de emprego e renda para a população. “É dessa forma que vamos fazer com que o Ceará, além da convivência com o semiárido e a indústria, tenha no setor de serviços, onde o turismo está incluso, uma grande oportunidade de negócios.”
Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSD) afirmou acreditar que o setor de turismo no Brasil não atinge seu total potencial de exploração. O parlamentar disse ainda que os altos preços cobrados por empresas do setor prejudicam o avanço. “É preciso controlar coisas pequenas. Os preços cobrados em hotéis, pousadas, bares, restaurantes é chocante. Isso afugenta, assusta”, afirmou.
Já o deputado Guilherme Bismarck (PDT) parabenizou Sérgio Aguiar pela iniciativa de homenagear, em sessão solene marcada para o dia 5 de junho, profissionais do setor de eventos no Ceará.
“Nós que somos de cidade turística sabemos a importância de eventos qualificados. Todos os eventos têm profissionais produzindo, decorando, servindo comida e bebida, fazendo cerimonial. Tudo isso vai gerando emprego e renda em toda essa cadeia”, salientou.
*ALECE
Por Vanessa Madeira
Edição: Adriana Thomasi
Nenhum comentário:
Postar um comentário