A 11ª edição do Festival Mel, Chorinho e Cachaça será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Viçosa do Ceará, Serra da Ibiapaba, com organização da Prefeitura, e o apoio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Neste ano, o festival tem como tema “Viçosa, Capital da Cachaça, Terra dos Engenhos do Ceará”, visando fortalecer a imagem turística e empreendedora da Região da Ibiapaba, além de posicionar o produto no calendário nacional de eventos culturais.
A programação do evento conta com exposições temáticas e turísticas sobre a cidade de Viçosa do Ceará, feiras de mel, cachaça, artesanato e agronegócio, promovidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae – CE), além de atrações musicais como o sambista Dudu Nobre, o grupo Fundo de Quintal, Cainã Cavalcante, Trio Júlio, Newchoro, Samba de Boteco, Brenna Freire, Paizinha Miranda e Grupo Samba de Mesa, Nonato Lima, Tchesco Carvalho 4teto, Filhas do Samba, Grupo Trombone e Cia, entre outros.
Para o diretor e idealizador do Festival, Fernando Elpídio, o projeto traz uma visibilidade diferenciada para Viçosa do Ceará. “É um festival integrado, acontece em Viçosa, mas é da Ibiapaba, respingando em toda a região. O Mel, Chorinho e Cachaça traz muita movimentação turística para a região, a rede hoteleira de Tianguá, Ubajara e até São Benedito também costumam ficar lotadas”, destaca.
Interiorização do turismo
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ressalta que o evento contempla uma das estratégias de gestão que é a interiorização do turismo. “O festival tem um potencial enorme para atrair um grande público. É uma ação que explora muito bem as vocações da região, reconhecida como terra da cachaça e do mel. Portanto, é mais um produto turístico que temos a alegria de apoiar e, sem dúvidas, será um sucesso”.
A Setur estará com um estande no evento, que contará com degustação de bebidas e petiscos artesanais. No espaço, também serão distribuídos materiais promocionais e os visitantes vão poder conhecer mais das outras regiões turísticas do estado.
Rede hoteleira
Um dos setores mais beneficiados com a realização do festival é a rede hoteleira. Tanto Viçosa do Ceará, como Tianguá, Ubajara e São Benedito, cidades localizadas na Serra da Ibiapaba, já estão com 100% de ocupação. Além dos hotéis e pousadas, outra opção que está surgindo para quem deseja prestigiar o festival são as residências familiares, onde moradores locais estão alugando quartos e cômodos de suas casas para turistas. Segundo Gilton Barreto, secretário de turismo de Viçosa do Ceará, a cidade espera receber entre 16 e 18 mil pessoas por noite para acompanhar o festival.
“O Festival evidencia a cultura local e o destino turístico, sendo considerado hoje um grande atrativo para o nosso município, pois a expectativa é recebermos um público por noite de 16 a 18 mil pessoas. Com isso, movimenta-se toda a rede hoteleira, que há meses se encontra com alta procura para estas datas, e observa-se um crescimento no número de pousadas, não só em Viçosa do Ceará, mas na Ibiapaba, sem falar nas inúmeras residências que estão servindo de aluguel”, disse o secretário.
Serviço
11ª Festival Mel, Chorinho e Cachaça
Data: 8, 9 e 10 de junho de 2023
Local: Viçosa do Ceará
Todas as programações gratuitas
Programação musical
Quinta-feira (8/6)
Mestrinho (SE) e Cainã Cavalcante (CE); Grupo Trombone e Cia (PI); Newchoro (CE); e Paizinha Miranda e Grupo Samba de Mesa (CE).
Sexta-feira (9/6)
Fundo de Quintal (RJ); Filhas do Samba (PI); Brenna Freire (CE); Samba de Buteco (CE); e Adelson Viana (CE).
Sábado (10/6)
Dudu Nobre (RJ); Tchesco Carvalho 4teto (CE); Paulo Maurício (CE); Luiz José (CE); e Nonato Lima (CE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário