terça-feira, 30 de março de 2021

Evandro Leitão inaugura Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa

 


A Assembleia Legislativa do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira, 29, em solenidade no formato virtual, o Núcleo de Saúde Mental da Casa. O serviço visa desenvolver ações para combater a depressão e prevenir o suicídio no Estado e realizar atendimento psicológico para servidores e moradores das comunidades próximas à Assembleia.

O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), lembrou que a pandemia está nos fazendo vivenciar difíceis momentos de luto, com a perda de mais de 300 mil brasileiros, dos quais mais de 13 mil cearenses. Segundo ele, somados a essas perdas, estão a saturação da rede pública de saúde, o isolamento social e as dificuldades econômicas, gerando incertezas quanto ao futuro e acentuando os transtornos mentais.

Todos esses fatores, segundo o deputado, influenciam negativamente a saúde mental das pessoas, que, cada vez mais, precisam de cuidados nesse sentido. “Diante desse contexto, estamos colocando em prática um projeto de grande relevância para a Casa e para a sociedade cearense. O objetivo do Núcleo de Saúde Mental, que inauguramos neste momento, é fortalecer essa causa a partir de ações que possam ter impacto em todo o Estado”, pontuou.

De acordo com o parlamentar, a ideia do núcleo surgiu em 2019, com a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. Ele enalteceu o trabalho dos parlamentares da Casa, em especial os que compõem o colegiado, e o apoio do então presidente da AL e atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que “deu todo o apoio necessário para as ações da Frente”.

Evandro Leitão apontou a importância de atividades realizadas pelo colegiado, como audiências públicas, sessões especiais, palestras, panfletagem, atendimento psicológico e outras ações, que contaram com o envolvimento dos parlamentares, diversos setores da Casa e também de entidades parceiras que tratam do assunto, a exemplo do Ministério Público, por meio do projeto Vidas Preservadas.

“Como resultado dessa ampla discussão, a Frente apresentou propostas legislativas para fortalecer a causa. Entre elas, a lei que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental e a que determina a veiculação de informações sobre cuidados com a saúde mental em sites oficiais, ambas já sancionadas pelo governador Camilo Santana. Além disso, a Frente propôs a criação de um conselho estadual e de um fundo específico para destinar recursos a este segmento”, destacou o deputado.

O presidente enfatizou que, além de pensar nas políticas públicas, o Núcleo cuidará da saúde dos servidores da Assembleia e comunidades do entorno, com atendimentos realizados por psicólogos e psiquiatras do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). “Esta é uma maneira de cuidar de quem se dedica diariamente ao Poder Legislativo, mesmo em tempos de pandemia. Vamos planejar e executar ações que minimizem o problema da depressão e do suicídio em nosso Estado, que tem como finalidade maior salvar vidas”, disse.

Evandro Leitão anunciou ainda a pretensão da AL de entregar, até o final deste mês, o novo Departamento de Saúde da Casa. “Um equipamento construído, inicialmente pelo ex-presidente da AL, Zezinho Albuquerque (PDT), com continuidade na gestão de José Sarto (PDT), e que está sendo concluído agora e entregue por nós. Uma equipe qualificada, formada por profissionais de diversas áreas, e que tem à frente Luís Edson, que tão bem conduz esse departamento”, ressaltou.

O parlamentar agradeceu a todos que participaram da elaboração e implantação do Núcleo de Saúde, entre servidores e parlamentares, mas sobretudo a sua esposa, Cristiane Leitão. “Ela que tem ajudado, e que tem contribuído para que esse sonho da Assembleia possa hoje está se tornando realidade”, agradeceu.

Repórter Ceará (Foto: Edson Júnior Pio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá